Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Agentes comunitárias recebem capacitação para promover a Saúde da Mulher

, 4 de outubro de 2014 às 9h30

Arroio do Meio – As agentes comunitárias de saúde do município estiveram reunidas na última semana na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Aimoré, para uma capacitação referente à Saúde da Mulher. Com enfoque especial na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, o encontro foi coordenado pela enfermeira Maica Adams, que falou com as agentes sobre causas, cuidados, prevenção e tratamento da doença.

Ao final do encontro, as agentes de saúde receberam um material informativo para ser repassado ao público alvo nas visitas domiciliares. O material produzido pela secretaria da Saúde ressalta a importância dos exames preventivos para o diagnóstico e tratamento precoce. “O exame de pré-câncer deve ser realizado anualmente a partir do início da vida sexual, indiferente da idade da mulher, já a mamografia deve ser realizada com a mesma frequência a partir dos 40 anos, com atenção especial para mulheres que já têm histórico de câncer na família”, explica a enfermeira.

Mensalmente as agentes de saúde participam de encontros de capacitação focados na saúde preventiva. No sábado, 18 de outubro, os Postos de Saúde do município estarão abertos para o público feminino das 8h às 11h30min, disponibilizando exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, em alusão ao Outubro Rosa. “Vale ressaltar que durante o ano inteiro esses exames são oferecidos em todas as unidades de saúde de forma gratuita. Nosso maior objetivo é promover a saúde preventiva e o bem-estar da comunidade”, reforça a secretária da Saúde, Maria Helena Matte.

Por daiane