Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

CFC Arroiomeense deve contar com simulador até final do mês

, 18 de janeiro de 2014 às 9h00

Futuros motoristas que se inscreveram em cursos de formação de condutores a partir de 2 de janeiro deste ano terão de passar por cinco aulas com simuladores. As aulas terão 30 minutos e acrescentarão R$ 235,30 no valor total do curso — o que corresponde a 20% a mais do valor pago antes da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Conforme o Detran-RS, o processo de implementação do uso do simulador não deve provocar atrasos nas carteiras de motorista, que leva em torno de 45 dias. O principal objetivo dos simuladores é qualificar o processo de habilitação. A implantação dessa etapa atende a uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Resolução Contran nº 444/2012).

Com isso o custo da primeira habilitação subirá para R$ 1.366,37 – taxa válida até 31 de janeiro, sem o material didático. De acordo com a diretora de ensino, Patrícia Hofstetter, geralmente ocorrem reajustes em fevereiro de cada ano.

A primeira habilitação tem as seguintes etapas: Exame Médico; Exame Psicotécnico, Curso Teórico (45 horas/aula); Exame de Legislação; Simulador (5 horas/aula); Aulas Práticas (20 horas/aula); e Exame de Direção.

Quanto aos índices de reprovação nas provas, a diretora esclarece, que o Detran/RS realiza um rodízio de examinadores, há cada 15 dias, justamente para não criar vínculos. E deixou claro, que os instrutores orientam os alunos a realizarem mais aulas, quando percebem que estes ainda não possuem capacitação. “ Realizamos reuniões mensais, com a finalidade de aprimorar as formas de ensino/aprendizagem, tendo em vista as dificuldades dos alunos. Hoje estamos recebendo inclusive alunos de outros municípios, como Lajeado, Encantado e Roca Sales”, afirma.

Por daiane