Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Posto de Saúde Central aberto para as mulheres nesse sábado

, 5 de outubro de 2013 às 7h00

Arroio do Meio – O Posto de Saúde Central estará aberto especialmente para as mulheres neste sábado, dia 5, das 8h às 11h30min. A manhã será dedicada à prevenção do câncer de colo de útero e mama, em alusão à programação do Outubro Rosa, reconhecido mundialmente pela mobilização focada na saúde da mulher.

A equipe de profissionais de saúde do município estará mobilizada para realizar exames de pré-câncer e palpação de mama. Além disso, a Liga Feminina de Combate ao Câncer participará do evento divulgando seu trabalho, realizando cadastros de novas sócias e venda de camisetas.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Helena Matte, o principal objetivo da ação é chamar a atenção das mulheres para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “Nosso principal foco é trabalhar em prol da saúde preventiva, ainda mais se tratando desta doença, que quanto mais cedo diagnosticada, maiores são as chances de cura e uma vida longa e saudável”, destaca.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa:

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo, em outubro de 2002.

Além da atenção diária em relação à saúde preventiva, Arroio do Meio realiza atividades especiais no mês de outubro, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Por daiane