Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Segunda etapa da campanha ocorre neste sábado

, 15 de junho de 2013 às 8h00

Arroio do Meio – Neste sábado ocorre a segunda etapa da campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos. A mobilização é do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codemam) e M&M coleta de eletrônicos, e dá continuidade a iniciativa instituída em setembro de 2011.

O ponto de coleta será montado na Rua de Eventos localizada junto à Praça Flores da Cunha e funcionará das 8h às 12h. A expectativa dos organizadores é de uma participação ainda maior da comunidade.

A primeira etapa ocorreu no último sábado. Foram recolhidos oito fornos micro-ondas, 34 caixas de som, sete calculadoras, quatro ventiladores, 23 mouses, quatro liquidificadores, três panificadoras, 33 monitores, 46 televisores, 20 Cpus, 15 rádios, 21 impressoras, 80 celulares/telefones, 53 carregadores, 19 estabilizadores, 54 roteadores e 18 aparelhos de DVD e VHS, além de 20 quilos de cabos e fios.

O principal objetivo, segundo o coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa é recolher o material eletrônico em desuso e dar o destino adequado ao mesmo, evitando a degradação do meio ambiente. “Atualmente adquirimos muito mais eletroeletrônicos do que realmente necessitamos, por uma questão de oferta de mercado. Esses produtos acabam acumulados em nossas gavetas e não sabemos como descartá-los. Esta é uma grande oportunidade de eliminar este material, com a tranquilidade de estar dando o destino correto ao mesmo, sem danos ao meio ambiente”, disse.

O Brasil produz cerca de 2 quilos de resíduos eletrônicos por pessoa ao ano. O planeta já contabiliza mais de 50 milhões de toneladas. Segundo Barbosa, a reciclagem reduz a necessidade de extração de minérios como alumínio e o ferro. Todos os materiais arrecadados serão contabilizados e recolhidos pela M&M de Lajeado, responsável pela triagem e encaminhamento para reciclagem.

Por daiane

Os organizadores ficaram satisfeitos com o número de material recolhido na primeira etapa e agradecem a participação popular