Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Encontro debate a importância da luta antimanicomial

, 25 de maio de 2013 às 9h30

Arroio do Meio – A Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital São José organizaram um encontro para debater o Movimento Antimanicomial, lembrado no calendário brasileiro no dia 18 de maio. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 21, no auditório do hospital, reunindo profissionais de saúde do município. Em um bate-papo informal, a Secretária de Saúde Helena Matte, psicólogas Muriana Muccilo e Ruth Wismann Alves, agentes de saúde, enfermeiras e nutricionistas discutiram a reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo.

O encontro iniciou com a exibição de um documentário do médico psiquiatra, Dr. Edmar Oliveira, intitulado História da loucura e reforma psiquiátrica. Em vídeo, Oliveira conta um pouco sobre a história da luta contra os manicômios, atrocidades sofridas por pacientes com transtornos mentais e o movimento por uma sociedade sem manicômios, com tratamento oferecido em hospitais convencionais. Na seqüência as profissionais trocaram experiências e esclareceram dúvidas sobre o assunto. Para encerrar a tarde, dois pacientes em fase de tratamento apresentaram-se ao grupo, por meio de leitura e música.

De acordo com Muriana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um trabalho de construção de uma rede de saúde mental, envolvendo as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), e toda a equipe de saúde do município, visando a prevenção e o acompanhamento contínuo de pacientes com qualquer tipo de transtorno mental. “Esses pacientes precisam de um tratamento com um olhar mais humanizado, com inserção na sociedade, sem a exclusão com a qual eram tratados antigamente”, explica a psicóloga.

Por daiane