Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Uma década dedicada ao amor pela patinação

, 8 de março de 2013 às 7h00

A brincadeira de criança e o gosto pela patinação foram fundamentais para o futuro profissional das irmãs Gabriela Bündrich Garcia e Geórgia Rabaioli Bündrich. Naturais de Lajeado, Geórgia e Gabriela praticam o esporte há 21 anos. Desde 2000 trabalham com a patinação e são proprietárias da Academia Arte e Movimento que neste ano completa 10 anos de atividades.

Com escolas em Arroio do Meio e Lajeado, as técnicas e coreógrafas comemoram com orgulho a trajetória de suas atividades. Para isso, elas, juntamente com seus alunos, estão preparando um belíssimo espetáculo para comemorar a data, que será apresentado no final do ano.

Após o falecimento do pai, as irmãs contam que a mãe quis ocupar as filhas com algo que fizesse bem para elas. “Perto da nossa casa, em Lajeado, haviam aulas de patinação com a Jaque, que foi nossa primeira professora e técnica. Logo nos apaixonamos pelo esporte e quando crianças passávamos horas patinando na garagem da casa da mãe e fazendo de conta que dávamos aula. Acho que o sonho se concretizou”.

Com 14 e 15 anos, Gabriela e Geórgia começaram a dar suas primeiras aulas em Santa Clara do Sul, hoje elas não atuam mais na cidade, porém, abriram uma rede de escolas nas cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Colinas, Fazenda Vilanova, Guaporé, Serafina Corrêa e estão em negociação para ampliar as atividades.

“Em 2000, a Jaque que era nossa professora, passou para a Geórgia a escola de Santa Clara do Sul. A escola era apoiada pelo município e organizada pelas mães. Quando minha irmã assumiu comecei a dar aulas com ela. Éramos novas, mas já sabíamos o que queríamos. Ficamos dois anos no município, onde realizamos dois grandes espetáculos. Depois disso, ficamos mais um tempo dando aulas, mas ainda não era o que a gente queria e nos colocamos uma meta, que só daríamos aula de novo quando pudéssemos ter um negócio onde fossemos técnicas, professoras e proprietárias de nossa escola. Ao longo de nossa vida participamos de muitas apresentações, shows, e competições que nos proporcionaram experiência para atuarmos como técnicas”, conta Gabriela.

Em março de 2004, o esposo de Gabriela ajudou a abrir uma escola em Arroio do Meio e pouco tempo depois, com o incentivo da mãe Claudete, abriram uma escola também em Lajeado. “No início foi difícil, pois a patinação é um esporte arte que requer investimento e nosso público não era muito amplo”, contam. Mas após 10 anos de muita dedicação e amor a patinação, elas tem orgulho em dizer que atendem crianças, jovens e adultos a partir dos dois anos, sem limite de idade, em seis diferentes municípios, totalizando mais de 200 patinadores. “Com o incentivo de algumas cidades como Fazenda Vilanova e Colinas, podemos atender muitas crianças da comunidade em geral, inclusive crianças carentes”.

Ao completar 10 anos de atividades, a Academia Arte e Movimento está preparando um belo espetáculo na cidade de Lajeado, que irá unir todos os patinadores das cidades em que atuam. As técnicas e coreógrafas já adiantam que o espetáculo será de muitas surpresas e que será uma noite inesquecível, com uma apresentação digna de muito empenho e dedicação.

Além de tudo, a Patinação Artística é uma modalidade desportiva onde coordenação motora, postura, equilíbrio e capacidade de concentração são fortemente estimulados. O esporte trabalha ainda a musculatura das coxas, dos glúteos e abdômen, auxiliando também na melhora da resistência cardiorespiratória. A Patinação traz ainda benefícios psicológicos, pois é um meio positivo de socialização e inclusão.

Nesta trajetória, o maior ganho das irmãs foi a parceria com as escolas da região, que as possibilitou trabalhar com quase o dobro de alunos que elas atendiam. A Academia Arte e Movimento oferece ainda aulas de lazer, grupo de show e equipe de competição. Os atletas representam a academia e suas respectivas cidades em competições de nível regional e estadual. Temos atletas medalhistas em Campeonatos Gaúchos e formamos acima de tudo pessoas capazes de tomar suas decisões, superar obstáculos e se sentir felizes e realizadas no esporte e na vida”. Crianças a partir de dois anos podem ingressar no esporte. Aos interessados em fazer parte desta equipe podem entrar em contato com as técnicas pelos fones (51)8159-1718 com Gabriela ou (51) 9666-6715 com Geórgia.

Por daiane