Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Última semana com desconto de 10% no IPTU

, 5 de fevereiro de 2012 às 3h19

Contribuintes que desejam aproveitar o desconto de 10% do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) devem realizar o pagamento até o dia 10 de fevereiro. Quem ainda quiser esperar, tem 5% de desconto até 10 de março.

Os carnês de cobrança ao IPTU, Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Alvarás de Licença estão disponíveis no Setor de Tributos da Prefeitura de Arroio do Meio, desde o dia 16 de janeiro. Para este ano, o reajuste do imposto foi de 6% conforme a lei 3.030/2011.

De acordo com o secretário da Fazenda, Nédio Lorenzini, 40% dos contribuintes já fizeram a retirada dos carnês. “Normalmente o pessoal que retira os carnês até o dia 10 de março, paga a vista e aproveita o desconto. No início da semana, houve uma boa movimentação de contribuintes que vieram retirar os carnês, porém, o movimento deve se intensificar na próxima semana, quando encerra o prazo do pagamento com desconto”.

Para este ano, a arrecadação do município com o IPTU será de R$ 1, 250 milhão, valor que é investido de diversas maneiras e em diferentes áreas, como saúde, educação e obras. Lorenzini acredita que até o dia 10 o município terá arrecadado cerca de R$ 450 mil. “A comunidade deve estar consciente da importância da contribuição anual dos impostos, pois o valor arrecadado é revertido em benefícios para o cidadão”.

O secretário explica que o carnê do imposto é dividido em quatro partes: “o carnê do IPTU é dividido em Imposto Predial, conservação de calçadas, limpeza pública e coleta de lixo. O último item representa um total de 37%, que varia conforme o tamanho do imóvel. Por isso, é importante ressaltar para o contribuinte que dentro do valor total do IPTU também estão inclusas essas taxas”.

O território de Arroio do Meio é dividido em quatro zonas fiscais, cujos valores variam conforme o metro quadrado do terreno. Esses valores são fixados a partir de quantos banheiros o imóvel possui, se há piscina e também da qualidade de material usado na construção.

Parcelamento: se o contribuinte preferir, também tem a possibilidade de parcelar o pagamento do IPTU, em até seis vezes, sem descontos e sem acréscimo e respeitando os vencimentos:

  • 1ª parcela: 10 de abril
  • 2ª parcela: 10 de maio
  • 3ª parcela: 11 de junho
  • 4ª parcela: 11 de julho
  • 5ª parcela: 10 de agosto
  • 6ª parcela: 10 de setembro

 

Por daiane