Inicialmente o projeto deverá prever a duplicação da rodovia no trecho compreendido entre os municípios de Cruzeiro do Sul, Lajeado e Encantado, englobando a extensão que cruza Arroio do Meio, totalizando 40 quilômetros. E posteriormente deverão ser inclusos na análise os trajetos até Venâncio Aires e Guaporé. O passo é considerado preponderante para um real conhecimento técnico e orçamentário da obra, que deverá ser pleiteada em 2013 através de recursos do PAC ou particulares, decorrentes de exigências na renegociação das concessões dos pedágios, que acontecerá em 2013.
O prefeito Sidnei Eckert adiantou aos presentes, entre eles autoridades municipais e regionais, representantes de entidades, empresários e lideres comunitários, que a licitação para elaboração do projeto está prestes a ser aprovada. Por isso reforçou o apoio de todos em torno de um plano de ações, propondo metas e articulações para a efetivação desta importante obra. “Precisamos sensibilizar o Estado […] e aproveitar a sintonia dos governos federal, estadual e municipal, em torno das possibilidades”. O prefeito listou a quantidade de indústrias na via e a necessidade da escoação da produção das mesmas, bem como o alto fluxo de veículos, e os gargalos em certos pontos – BrFoods e BR 386 (em Lajeado), rótula de acesso à cidade e distrito industrial, na Helmutt Kuhn (em Arroio do Meio) e fez projeções futuras. Eckert ainda observou a importância do apoio da Amvat para a inclusão desta bandeira entre as prioridades regio¬nais. “Estamos falando de futuro, por isso é interessante dividir os anseios regionais com as próximas gerações que representarão as ad¬ministrações, que são passageiras”.
O chefe do Executivo também falou da demagogia proferida ao longo dos tempos e revelou que até março deste ano o governo estadual, de acordo com representantes da secretaria de Infraestrutura e Logística, sequer tinha ciência de alguma reivindicação do tipo. Na ocasião, a pasta foi procurada pela Administração para revisão em alguns entroncamentos. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), através da sua 11ª superintendência estadual, com sede em Lajeado, confirmou a situação, por isso a Administração desenvolveu um estudo entregue ao Daer em abril deste ano.
Em seu discurso, o presidente da Acisam, Adaílton Cé, cumprimentou a Administração pelo empenho e lembrou que a duplicação da rodovia era uma das metas de sua primeira gestão na entidade, em 2005. “A sociedade precisa se unir em torno dessa causa. O crescimento das indústrias e do trânsito efetivam investimentos. Precisamos pressionar o Estado e trazer representantes federais para não ficarmos por último na fila”.
Já o empresário Gilmar Borscheid, diretor da Girando Sol, reconheceu a urgência nos investimentos não só como uma necessidade que trará melhorias ao fluxo nas indústrias, como também de segurança no trânsito que só aumenta “as mortes entre motoristas, ocupantes de veículos e pedestres estão se multiplicando ao longo da via”.
O vice-presidente do STR de Arroio do Meio, Áurio Scherer, defende uma duplicação imediata, mesmo que seja feita por etapas, a exemplo da BR 386. “Antes de batalharmos na busca de recursos precisamos nos organizar a partir de um projeto bom”. Quanto à renegociação das concessões de pedágio, ele observou que a modalidade dificilmente será abolida. “Precisamos questionar o preço das tarifas e os baixos investimentos. A segunda ponte sobre o rio Guaíba, na região metropolitana, será construída com dinheiro da Concepa (concessionária de pedágio)”.
Sobre o mesmo assunto, o presidente do CDL, João Fuhr, vislumbra que sejam implemen¬tadas exigências nos contratos firmados com as concessionárias de pedágio, para a gradativa realização de obras. “Quem ganha são as próprias concessionárias, que faturarão muito mais sem investir muito”.
Concluindo, o presidente da CIC regional, Oreno Ardêmio Heineck, garantiu que a duplicação da RS 130 será uma das cinco bandeiras regionais, na ordem de infraestrutura. “Coloco a entidade à disposição para buscar apoio dos outros municípios”, classificando a causa como irresistível.
No fim do encontro, as seis entidades decidiram que vão indicar nomes para formação de um grupo que dará continuidade à mobilização, convidando a sociedade para abraçar a causa.
Duplicação imediata
A duplicação no trecho compreendido entre Lajeado (Trevo sobre 386) e Arroio do Meio (rótula de acesso), é entendida como imediata. O volume de veículos transitando nestes 6,3 quilômetros ultrapassa 12 mil, chegando a 1,2 mil veículos por hora nos horários de pico. O estudo foi feito pelo engenheiro Klaus Werner Schnack,vice-prefeito de Arroio do Meio.
O estudo de Schnack também destaca que na área urbana, entre os quilômetros 75 e 83, seja feita a previsão ou projeção de ruas laterais e interseções com viadutos ou túneis nos acessos Centro e bairro Bela Vista, bairros São Caetano e Novo Horizonte, localidades de Forqueta Baixa e Barra do Forqueta, bairros São José e Medianeira e bairros Aimoré e Dom Pedro II.