Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 12 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Sessão com planetários de todo o estado terá participação das “Meninas do Guara”

, 31 de julho de 2020 às 10h10

Na próxima terça-feira, dia 4 de agosto, às 10h, ocorre via YouTube a sessão on-line Planetários do Sul, que divulga a astronomia para todo o estado. Esta sessão será especial, com a participação de professores da educação básica e alunos de várias cidades, entre elas Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias do Sul, entre outras.

Arroio do Meio estará presente, representado pelas alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes que integram o projeto Meninas na Ciência. São elas, Vanessa Kremer, Alice Taís Dummel Weide e Maiara Graff, acompanhadas pela professora Cristine Pilger Brauwers.

Segundo a professora, as meninas serão parte de um conjunto de planetaristas que vão realizar a sessão de planetário virtual. A ação é organizada por nove planetários do Estado. “Elas, no caso, são o meio de campo entre o pessoal que estará pilotando o equipamento e o pessoal que vai estar assistindo. Vão ser trabalhadas questões da Teoria de Eratóstenes (medida da circunferência da Terra) usando as sombras, questões de luminosidade de latitude e longitude e ainda haverá duas simulações espaciais (uma à Lua e outra a Marte)”, descreve.

Estudantes e interessados em acompanhar a sessão on-line devem acessar o canal Planetário da Unipampa no YouTube. Já os trabalhos e experiências realizadas pelas estudantes da Escola Guararapes podem ser acompanhados no Facebook e no Instagram pelos perfis “Meninas do Guara”.

Por Alan Dick