Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Enchentes

Mais de mil famílias foram atingidas pela enchente

, 17 de julho de 2020 às 9h10

Depois da enchente histórica, que alcançou a marca de 33,15 metros na régua instalada no Balneário, no bairro Navegantes, entre os dias 8 e 9, Arroio do Meio viveu momentos de apreensão no domingo, quando o rio Taquari voltou a subir. No entanto, não houve maiores problemas, visto que a elevação foi declinando e as famílias que historicamente são as primeiras a serem atingidas pela cheia não haviam retornado para casa.

O retorno das famílias ocorreu de forma gradativa. O processo de limpeza, iniciado ainda na quinta-feira, quando a água começou a baixar, se estendeu no sábado e domingo e início desta semana. Ainda há famílias alojadas em ginásios em função de suas casas precisarem reparos ou reconstrução.

LIMPEZA – Máquinas e caminhões do município trabalharam de forma intensiva na remoção de entulhos. Mesmo atuando de forma concentrada, com as equipes dos distritos, inclusive no sábado, ontem pela manhã ainda havia material para ser recolhido. A estimativa é de que foram removidas das ruas aproximadamente 700 cargas de entulho. São móveis, eletrodomésticos e demais pertences que molharam e não apresentam condições de uso. O material foi encaminhado para a saibreira, localizada no Passo do Corvo, onde ficará temporariamente depositado, para posterior processo de reciclagem. Os serviços de reestabelecimento, limpeza e organização da cidade devem levar semanas, considerando a gravidade do episódio. A secretaria de Obras realizou ajustes pontuais no interior, onde foram registrados maiores estragos.

ATESTADOS – Atingidos pela enchente que necessitam de atestado para o trabalho devem procurar a secretaria de Planejamento/prefeitura, com documento de identificação e comprovante de residência. Se o comprovante for em nome de outro titular, deve ter uma declaração do mesmo, afirmando que o solicitante mora no endereço.

FUNDO DE GARANTIA – SAQUE CALAMIDADE: Trabalhadores com tempo de serviço comprovadamente atingidos pela cheia terão direito ao saque de até R$ 6.220,00 do FGTS, assim que for homologado, pelo Estado, o Decreto de Emergência encaminhado pessoalmente pelo prefeito Klaus Werner Schnack ao governador Eduardo Leite na última sexta-feira, 10, durante visita ao Vale do Taquari, para conferir estragos causados pela enchente. O encaminhamento deverá ser feito junto à Caixa Econômica Federal, com documentos a serem divulgados.

Dados Enchente 2020 – Arroio do Meio

Atingidos: Mais de mil famílias e 4.780 pessoas
Situação em 8 de julho: 37 famílias alojadas em salões comunitários, totalizando 120 pessoas;
Situação em 13 de julho: 22 famílias alojadas em salões comunitários, totalizando 72 pessoas;
Situação em 15 de julho: 14 famílias alojadas em salões comunitários, totalizando 42 pessoas;
• Até o final da tarde de quarta-feira, foram atendidas 800 famílias no Cras, diretamente nas residências e nos salões comunitários, totalizando 2.736 pessoas atendidas.
• Atendimentos às famílias com café da manhã – 3.500; almoço e janta – 6.500
Cestas básicas distribuídas até o dia 15: 554
Kits de higiene distribuídos até o dia 15: 725

Por Alan Dick