Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Comércio

Pronampe já está disponível na Caixa

, 19 de junho de 2020 às 8h59

Pequenas e microempresas que foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus podem solicitar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. O Programa de Apoio às Microempresas e Empresas do Pequeno Porte (Pronampe) está sendo operacionalizado pela Caixa desde a terça-feira.

A contratação do empréstimo se estende até o dia de 19 de agosto. Ele pode ser requisitado por Microempresas (faturamento até R$ 360 mil no ano) Empresas de Pequeno Porte (faturamento até R$ 4,8 milhões no ano) e Microempreendedores Individuais. O valor será de até 30% da receita anual registrada em 2019. Os financiamentos têm prazo total de 36 meses, com oito meses de carência para começar a pagar, e depois, o saldo é quitado em 28 parcelas. A taxa de juros será a da Selic – atualmente 3% ao ano – mais 1,25% ao ano, totalizando 4,25% ao ano.

As operações de crédito poderão ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Isso significa que as micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas) e/ou para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras). As empresas interessadas devem se informar no site da Caixa na internet.

Na expectativa do governo, os recursos ajudarão na sobrevivência de mais de 4,58 milhões de empresas de micro e pequeno porte em todo o país.

Por Alan Dick