Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 03 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Produtividade da soja cai 47%

, 22 de maio de 2020 às 9h15

A colheita da soja foi concluída nas regionais da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul e Lajeado, de acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS. Nos municípios que pertencem à regional de Caxias do Sul, as perdas de produtividade em função da estiagem alcançaram 40% em relação ao rendimento previsto. A produtividade média foi de 2.325 quilos por hectare. Já na regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, a produtividade ficou em 1.825 quilos por hectare, com redução de 47% em relação à inicialmente prevista, de 3.473 quilos por hectare. Em Cruzeiro do Sul, a produtividade média ficou em 1.800 quilos por hectare, 50% menor do que a prevista inicialmente.

A colheita do milho está em fase final. Na regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, 90% das lavouras estão colhidas. As perdas em decorrência da estiagem têm aumentado nas últimas semanas. A produtividade média no Vale do Taquari está em 3.640 quilos por hectare, representando 44% de redução frente à produtividade inicial. Em Canudos do Vale, as lavouras foram as mais atingidas pela estiagem na região; o milho grão está totalmente colhido, e a produtividade ficou em 2.700 quilos por hectare. Em Progresso, os plantios são mais tardios devido ao frio – quando comparados a outros municípios do Vale do Taquari – e a cultura vem sofrendo mais com a estiagem. A perda é de 70% em relação à produtividade esperada.

No milho silagem, 95% das lavouras dos municípios que integram a regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado já foram colhidas. As perdas ocorrem tanto em volume de massa verde produzida, quanto em qualidade, devido à pequena quantidade de grãos ou mesmo à espigas sem grãos.

Por Alan Dick