Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 03 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Estado homologa situação de emergência

, 22 de maio de 2020 às 9h59

O Governo Estadual publicou no Diário Oficial do Estado na quinta-feira, dia 14, a homologação da situação de emergência decretada pelo município de Pouso Novo em função da estiagem. Devido à pouca quantidade de chuvas, desde o mês de novembro de 2019, que ficou abaixo da média histórica, Pouso Novo teve perda estimada de mais de R$ 3,7 milhões com a safra 2019/2020.

O prefeito, Aloísio Brock, lembra que, diante do quadro critico, o município vem trabalhando para auxiliar os produtores, desde o início do ano. “Estamos sempre em contato com os produtores rurais, buscando ajudar, mas era preciso que o Estado reconhecesse a situação de emergência, para facilitar a busca por recursos e condições especiais de auxílio para a recuperação das perdas,” comentou o prefeito. A homologação do decreto de situação de emergência por parte do Estado permite ao Município, principalmente aos produtores rurais, a busca por recursos e condições especiais de auxílio para recuperação das perdas, como, por exemplo, a prorrogação de financiamentos

O levantamento de perdas foi realizado pela Emater/RS-Ascar de Pouso Novo, com base em dados coletados a campo e com apoio da secretaria da Agricultura. Segundo o técnico da Emater, Charles Machado, as maiores perdas foram registradas nas plantações das culturas de milho em grão e milho para silagem, fumo, soja, feijão, além de perdas na produção relativa à bovinocultura de leite, com impedimento de efetuar o plantio ou replantio das culturas afetadas.

Por Alan Dick