Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

CDL encaminha pedido de socorro para pequenas e micro empresas

, 15 de maio de 2020 às 9h00

Na manhã de ontem, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Meio encaminhou ao prefeito Klaus Werner Schnack, pedido de implantação do Programa Empresarial de Auxilio ao Comércio e Prestação de Serviços, para socorrer os estabelecimentos mais afetados pela pandemia de covid-19. A proposta prevê auxílio para pagamento de locação de imóveis no percentual de até 50% do valor locatício pelo prazo de três meses; subsídio para capital de giro, com carência de 24 meses e três anos para as amortizações mensais e progressivas, sem qualquer tipo de encargo financeiro a elas incorporados; e dedução expressiva na alíquota dos impostos municipais. Veja mensagem justificativa:

Equilíbrio entre saúde e economia

Mensagem de justificativa

enviada pela CDL ao prefeito Klaus Werner Schnack

Historicamente somos um comércio trabalhador e ordeiro, e que jamais mediu esforços para contribuir com o desenvolvimento do Município e da Região. Entretanto, o conjunto de restrições impostas às nossas atividades está gradativamente inviabilizando por completo os negócios locais. Como inevitável conseqüência sofremos cruel e generalizado abalo financeiro e , nesse momento, após dois meses de muitas dificuldades, já não temos mais “gordura para queimar”, ou seja, perdurando esse catastrófico cenário, não teremos mais de onde extrair recursos para seguir honrando com os nossos compromissos e, sobretudo, para manter ativos e minimamente saudáveis os nossos negócios. Importante salientar que já fomos amplamente prejudicados na Páscoa e no Dia das Mães, considerado o segundo natal do ano para o comércio, quando as vendas totais não chegaram a 30% do verificado no mesmo período do ano anterior.
Nós da CDL, preocupados com o grave cenário atual e empenhados em minimizar o corrosivo impacto das suas inevitáveis consequências imediatas e futuras, estamos constantemente em incisiva campanha pela conscientização direta junto aos consumidores, evidenciando que Arroio do Meio está, como sempre esteve, perfeitamente estruturada para suprir todas as necessidades da sua população.Esse conjunto de ações estratégicas tem como principal objetivo estimular o comércio local e evitar que os nossos consumidores saiam para realizar as suas compras de produtos e serviços em outras cidades, preservando desta forma os interesses públicos e privados do nosso município. Entretanto, com o comércio praticamente privado de trabalhar, condição esta que inviabiliza a realização das tradicionais promoções para atrair os clientes, o resultado prático da implementação de todas essas importantes ações articuladas de estimulo ao comércio será praticamente nulo, frustrando ainda mais os comerciantes e, por tabela, a comunidade, que certamente deseja ver preservada a economia local.
Nós da CDL entendemos que seja estabelecido um equilíbrio entre saúde e economia, não esquecendo que uma necessidade está diretamente condicionada a outra. É importante frisar que se agirmos de forma rápida e consensual ainda poderemos evitar o fechamento irreversível de muitas empresas, evitando um impacto ainda maior sobre a economia local. A comunidade arroio-meense necessita, respeita e admira o nosso comércio e compete a todos nós encontrarmos uma forma equilibrada de preservar essa fidelidade.
Por fim, parece-nos suficientemente claro que o momento exige ações concatenadas, concretas e imediatas. Sabemos que o Programa aqui proposto vem de encontro às necessidades já amplamente evidenciadas e que, portanto, o comércio, os prestadores de serviços e a comunidade de Arroio do Meio anseiam pelo determinante e imprescindível apoio desta Administração Municipal.

Atenciosamente,
Leonísia Kunzler – Presidente da CDL

Por daiane