Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Maio de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Município suspende atividades escolares e eventos coletivos como medida de prevenção ao coronavírus

, 20 de março de 2020 às 9h33

A Administração de Arroio do Meio e a secretaria de Saúde e Assistência Social estiveram reunidas na manhã da terça-feira, com diretoras de Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escola Estadual Guararapes e Escolas Comunitárias de Educação Infantil, representantes de entidades empresariais, religiosas, CDL, Acisam, STR, Lafa, Apreciam, Núcleo de Cultura e imprensa, para tratar sobre medidas e ações de prevenção à propagação do coronavírus.

De acordo com o Decreto nº 2.549, artigo 5º, inciso VIII, referente a condutas e medidas a serem adotadas pela comunidade, é indicado: “permanecer em resguardo e recolhimento em seus espaços domiciliares, desenvolvendo sua responsabilidade como cidadão, visto que o momento é de proteção, mas também é necessário permitir a manutenção da produção econômica e sustentabilidade da sociedade”.

Num consenso coletivo, como medida de prevenção ao Covid-19, foi decidido acompanhar a decisão estadual pela suspensão das aulas das redes municipal e comunitária, a partir de sexta-feira, 20, até 31 de março. A Escola Estadual Guararapes suspendeu atividades ontem, de acordo com decreto publicado pelo Governo do Estado. O Colégio Bom Jesus São Miguel também está em recesso desde ontem. (Veja mais na capa do Cotidiano).
Também foram suspensas as atividades voltadas à Terceira Idade, considerada grupo de risco para contágio do vírus, além dos eventos culturais e sociais, incluindo a programação Páscoa da Família, até 15 de abril. Na ocasião, líderes religiosos manifestaram o engajamento das instituições às medidas adotadas pelo Município. Da mesma forma, a Liga Arroio-meense de Futebol – Lafa, decidiu pelo cancelamento do Campeonato Municipal Amador até o final do mês.

“É nossa função conduzir a comunidade para que tenhamos o menor impacto possível no município”, afirma Schnack. “Precisamos construir juntos uma conduta responsável como medida preventiva, em prol do bem coletivo”, reforça o prefeito. “O momento é de orientação, conscientização e colaboração de todos”, alerta o secretário de Saúde, Gustavo Zanotelli. “Importante lembrar que as pessoas devem se recolher aos seus lares para evitar contato, aglomerações e a propagação do vírus. Não é período de férias, mas sim, de recolhimento domiciliar”, ressalta.

De acordo com Zanotelli, outras medidas serão adotadas para desafogar o sistema de saúde de casos eletivos nesse momento, como a renovação de receitas, consultas e demais atendimentos de rotina. “É hora de evitar o deslocamento a postos de saúde e hospital. Só procure uma unidade de saúde em casos de urgência e emergência”, orienta o secretário, completando que essa é uma forma de proteger a todos.

Por daiane