Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Março, mês de grandes eventos

7 de fevereiro de 2020 às 9h38

O mês de março, que logo mais estará às portas, é tradicionalmente um período em que acontecem eventos de destaque para o setor da agropecuária gaúcha.

No início do mês, de 2 a 6 de março acontece, na cidade de Não-Me-Toque, a 21ª Expodireto Cotrijal, que é hoje uma das maiores feiras do agronegócio internacional, enfocando o binômio tecnologia e negócios.

Desde o ano 2000 a Expodireto vem ampliando a sua estrutura, tendo inclusive um parque maior que a área da Expointer, de Esteio e, na edição anterior, registrou a presença de visitantes de mais de 70 países, somando mais de 250 mil pessoas presentes e em torno de 500 expositores de setores como máquinas e implementos agrícolas e uma boa representação da agroindústria familiar.

Segundo a comissão organizadora da feira, o objetivo da mesma é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia, proporcionando ótimas oportunidades de negócios e também importantes debates sobre o meio rural.

Faltando menos de um mês para a realização da Expodireto, já se percebe a movimentação de entidades e associações de produtores, organizando visitações à feira, a exemplo de anos anteriores, quando expressivo número de agricultores tem prestigiado a Exposição.

Expoagro Afubra

Duas semanas depois da Exposição de Não-Me-Toque, acontece a 20ª edição da Expoagro Afubra, na localidade de São José Del Rey, município de Rio Pardo, iniciando no dia 18 até o dia 21 de março.

A Expoagro terá um dia a mais do que as edições anteriores, em razão da comemoração dos 65 anos de criação da Afubra.

A exposição da Afubra é a maior Feira do Brasil, do setor de agroindústrias familiares e tem como características a diversificação de atividades e a produção sustentável da pequena propriedade, além da preservação do meio ambiente.

Da mesma forma como a Expodireto a Expoagro também atrai um grande número de visitantes e muitos produtores desta região marcam presença, alguns encaminhando negócios de implementos e máquinas apropriadas para as atividades da pequena propriedade, da agricultura familiar e das agroindústrias familiares.

A Afubra tem, reconhecidamente, na sua história de 65 anos, realizado um grande trabalho na difusão de tecnologias de produção e no desenvolvimento da agricultura familiar, estimulando e subsidiando as agroindústrias. O formato dos dias de dampo tem praticamente a sua origem no trabalho de orientação da Associação de Fumicultores, buscando sempre mais a diversificação de culturas, preocupada também com a sucessão na propriedade rural, onde a mão-de-obra está reduzida, com o processo do êxodo rural que nessas seis décadas tem-se acentuado.

Dia Internacional da Mulher

Igualmente se reveste de importância a comemoração do Dia Internacional da Mulher, na data de 8 de março. O evento lembra a história de dificuldades, de lutas de muitos anos para a superação de discriminações, de pouca valorização e de menosprezo da dignidade e da capacidade da mulher, especialmente a do meio rural.

A trabalhadora rural foi a última categoria a conquistar os direitos previdenciários, em especial, a aposentadoria e pensão.

Embora houvesse respostas positivas para movimentos e mobilizações, a igualdade e o reconhecimento ainda não aconteceu para muitas mulheres.

Por Alan Dick