Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Inicia primeira etapa da vacinação contra o sarampo

, 7 de fevereiro de 2020 às 9h16

A secretaria de Saúde de Arroio do Meio inicia na segunda-feira, dia 10, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2020, que se estende até 13 de março. As vacinas estão disponíveis nos ESFs e no Posto de Saúde Central. Os usuários deverão procurar a unidade de saúde do seu bairro neste período munidos do cartão de vacina e do SUS para avaliação e, se necessária, é feita a aplicação. Deve ser vacinada a população de cinco a 19 anos.

No dia 15, sábado, ocorre o Dia D para a vacinação e o Posto de Saúde Central estará atendendo das 8h às 11h30min. Na oportunidade, além da atualização da caderneta vacinal contra o sarampo, podem ser vacinados os adolescentes contra o HPV. Para meninas dos nove aos 14 anos e meninos de 11 aos 14 anos. A vacina da febre amarela também estará disponível e será avaliado cada caso.

O que é o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo, com registros recentes, inclusive no Rio Grande do Sul.

Por Alan Dick