O Liquida Verão Arroio do Meio, que iniciou ontem e encerra amanhã, é uma oportunidade de negócios para lojistas e consumidor. Para o empresário, é o momento de diminuir o estoque para adquirir itens novos, focados no outono e inverno ou em novas coleções e, para o cliente, é a chance de comprar um produto de qualidade com um bom desconto ou condições diferenciadas de pagamento.
A projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que realiza a ação promocional, é de que as vendas desta edição cresçam 5% em relação ao ano anterior. A presidente da CDL, Leonisia Kunzler, ressalta que o Liquida já se consolidou no município, graças a uma série de fatores. Destaca a equipe de vendas motivada e com energia renovada, vitrines decoradas de forma atrativa e alegre e a oferta de descontos e condições relevantes e vantajosas aos clientes, sem que o lojista comprometa suas margens. Para ela, o Liquida também é um momento para ganhar novos clientes. “Aproveite o fluxo de clientes que entram e saem da loja em poucos minutos para criar aproximação, relacionamento, otimizando as oportunidades de vendas em negócios futuros. Fidelize os clientes criando uma experiência de compra positiva, através de um atendimento diferenciado. Estabeleça um canal de relacionamento e de comunicação para que o consumidor retorne e recomende sua loja a novos clientes”, orienta.
A presidente também diz que é importante que os vendedores sejam orientados a oferecer as melhores opções, adequadas ao estilo de cada pessoa, com bons argumentos, através de uma venda assertiva. E pontua: “Diversos são os fatores que influenciam um cliente a querer um produto ou serviço, como necessidade, desejo e utilidade. Mas, três fatores contribuem para a decisão de compra na hora de escolher onde ele vai adquirir o item: preço, qualidade e atendimento.
Crescimento
O número de empresas participantes cresceu em relação à edição anterior. Neste ano são 53, enquanto em 2019 foram 36. A liquidação coletiva tem suas vantagens. Segundo Leonisia, a CDL de Arroio do Meio tem por objetivo fomentar o comércio local e uma liquidação coletiva atrai mais consumidores e aumenta o poder de compra e venda em relação à uma liquidação individual. Isto porque os consumidores, têm inúmeras opções nos três dias de liquidação, com descontos que variam entre 20% a 50% ou então condições especiais de pagamento, e também pela própria divulgação do Liquida e a identificação dos participantes com a faixa.
O maior número de estabelecimentos participantes amplia também a expectativa, pois há mais opções em produtos e serviços, satisfazendo a um número maior de consumidores. “Os lojistas focam a atenção em atrativos promocionais com benefícios diretos para os consumidores, que podem fazer boas compras, com economia. Há uma previsão em torno de 5% no aumento das vendas em relação ao ano passado”, revela a dirigente.
Nesta edição são vários segmentos participantes: alimentação, agropecuária, bazar, confecção, calçados, livraria e papelaria, móveis e eletrodomésticos, perfumaria, farmácias, prestadores de serviços, supermercado, material de construção, floricultura, revendas de carros e motos e óticas. Confira a lista de participantes na página 09.