Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Primeiro conjunto de gavetas ficará pronto em abril

, 17 de janeiro de 2020 às 8h59

A diretoria da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro projeta para abril a conclusão do primeiro conjunto de jazigos de gavetas do Cemitério Católico, em Bela Vista, Arroio do Meio. A obra, que está sendo executada pela Artem Engenharia e Construções, teve início em novembro e contempla 156 gavetas para caixões, 70 urnas menores para ossos e cinzas, além de um muro de contenção, terraplanagem e nivelamento e ajardinamento, permitindo ampliar a ocupação no futuro. O custo inicial é de R$ 196 mil.

De acordo com o presidente, Paulo Steiner, a medida visa o uso mais eficiente e democrático dos pouco mais de mil metros quadrados ainda disponíveis no cemitério de Bela Vista, para a comunidade da Matriz (Centro, São José e Dom Pedro II) e as outras 11 vinculadas à área (Forqueta Baixa, Rui Barbosa, Navegantes, Medianeira, Barra do Forqueta, Aimoré, Bela Vista, Novo Horizonte, São Caetano, Tiradentes e Loteamento Glória). Também está prevista uma padronização no acabamento, permitindo a colocação de flores na parte frontal das gavetas.

Após a conclusão da primeira etapa, será analisada e projetada a ampliação da ocupação, possivelmente com colunas duplas nos corredores centrais, chegando próximo a mil novas vagas, o que irá suprir a demanda das próximas décadas. A qualidade no acabamento é vista como fator determinante para a adesão comunitária à tendência e superação de preconceitos.

Segundo Steiner, o solo rochoso em parte da coxilha do cemitério, onde está sendo implantado o conjunto de gavetas, dificultaria a abertura de sepulturas convencionais. Nos 10 mil metros quadrados já ocupados pelos túmulos convencionas, ainda restam 11 vagas, além dos espaços nas sepulturas familiares.

As 12 comunidades que ocupam o cemitério, também têm disponíveis cinco mil metros quadrados numa área da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, situada no Morro Vermelho, em São Caetano. Em breve será discutida, pela diretoria da Paróquia, a forma de ocupação deste espaço, se com conjunto de gavetas ou sepulturas tradicionais.

Na área ocupada por túmulos convencionais restam 11 vagas tradicionais e espaços nas sepulturas familiares

Por Alan Dick

Custo inicial da obra é de R$ 196 mil. Ela contempla 156 gavetas para caixões, 70 urnas menores para ossos e cinzas, além de um muro de contenção, terraplanagem e nivelamento e ajardinamento