Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Março de 2021

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Notas do Enem são corrigidas e prazo do Sisu é prorrogado

, 24 de janeiro de 2020 às 11h15

Quase seis mil estudantes tiveram suas notas trocadas por falhas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os erros se concentraram em cidades de Minas Gerais e da Bahia.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados já foram atualizados e o aluno pode conferir as novas notas na página do participante e no aplicativo do Enem. O presidente do Inep, Alexandre Lopes afirmou que o instituto revisou a nota dos 3 milhões e 900 mil, e não apenas dos estudantes que reclamaram do resultado. Ele afirma que o problema foi na gráfica.

É por meio da nota do Enem que os candidatos de todo o país podem conseguir uma bolsa em faculdade particular, entrar na universidade pública sem fazer vestibular, obter financiamento estudantil e até conseguir uma vaga em Universidade no exterior.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram na terça feira e, em função da correção das notas do Enem, tiveram o prazo ampliado até domingo, dia 26. O Sisu é a plataforma utilizada para selecionar os candidatos para vagas em universidades públicas de todo o país a partir das notas do exame. O resultado do Sisu será divulgado no dia 28.

As notas equivocadas dos quase 6 mil alunos não influenciam na nota de corte final. Também não houve problema na correção da redação, portanto está descartada a possibilidade de revisão destas notas. A gráfica responsável pelas provas foi notificada pelo Inep, que espera explicações para avaliar a aplicação de penalidades previstas no contrato.

Por Alan Dick