Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Março de 2021

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Carnês de IPTU já estão disponíveis

, 17 de janeiro de 2020 às 9h10

A Secretaria Municipal da Fazenda de Arroio do Meio comunica que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alvarás de licença, vistoria, sanitário e ISSQN – podem ser retirados no Setor de Tributos da Prefeitura ou impressos no site www.arroiodomeiors.com.br/Portal de Serviços/Consulta IPTU/Inserir CPF ou CNPJ/Buscar/Imprimir. O reajuste foi de 4% em relação ao valor do ano passado.

Os contribuintes terão até 14 de fevereiro para pagar os carnês com 5% de desconto, ou 13 de março com desconto de 3%. Após essas datas, os tributos poderão ser parcelados em seis vezes, sem acréscimo, a partir de 13 de abril, com exceção dos alvarás de licença, vistoria e sanitários, que só podem ser pagos na modalidade de taxa única. O pagamento pode ser feito na Prefeitura ou nas agências bancárias do Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e sua lotérica conveniada.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, Arroio do Meio possui mais de 12 mil imóveis tributados. Para 2020, está prevista a arrecadação de R$ 2,650 milhões em IPTU, o que representa 3,57% do orçamento do Município. “Ao menos 40% do imposto arrecadado é obrigatoriamente investido nas áreas de saúde e educação, retornando em atendimento direto para nossas comunidades e famílias”, ressalta o secretário da Fazenda, Márcio Zimmer.

Travesseiro

Em Travesseiro, os carnês para o pagamento do IPTU poderão ser retirados na prefeitura a partir de segunda-feira, 20, ou impressos diretamente do site do município. Para isso, o contribuinte precisa acessar o site do município, abrir a aba Serviços e fazer um cadastro. Em até 24h receberá uma senha provisória que dá acesso ao serviço de impressão. Quem pagar em cota única, até 28 de fevereiro, tem desconto de 20%. A partir desta data o valor é parcelado em três vezes, sem desconto. O reajuste deste ano é de 7,3%.

Marques de Souza

Os carnês para pagamento de IPTU em Marques de Souza já podem ser retirados na prefeitura ou impressos diretamente no site do município. Para esta opção, basta acessar a aba Serviços On-line no site, ir em Emissão Segunda Via do IPTU e digitar o CPF do proprietário do imóvel. O pagamento em cota única, até 15 de março, tem desconto de 5%. Depois o pagamento é parcelado em cinco vezes, sem desconto, com vencimento a partir de 15 de abril. O reajuste deste ano foi de 3,27%.

Em Pouso Novo os carnês serão disponibilizados em março e, em Capitão no mês de maio.


Parcelamento em seis vezes fixas a partir de 13 de abril de 2020 IPTU predial, territorial e ISSQN:

parcela dia 13 de abril de 2020;
parcela dia 11 de maio;
parcela dia 12 de junho;
parcela dia 13 de julho;
parcela dia 14 de agosto;
parcela dia 11 de setembro.

Por Alan Dick