Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Junho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Revitalização da Secretaria de Educação e Cultura

, 20 de dezembro de 2019 às 10h15

A noite seguiu com a entrega da obra de revitalização da SEC, coordenada pela secretária Mara Betina Forneck, que recordou que o prédio é um espaço de promoção da educação desde seus primórdios, quando sediava a Escola Cenecista. “Que todos se sintam convidados a adentrar nestes espaços que são da comunidade, em especial a Biblioteca Pública Municipal Barão do Rio Branco, que completa 50 anos de atividades”, salientou a secretária. Na sequência, Prefeito Klaus Werner Schnack, vice Eluise Hammes, presidente da Câmara de Vereadores Adiles Meyer, demais autoridades, equipe da SEC, diretoras das escolas municipais e demais presentes participaram do corte da fita inaugural e adentraram nos espaços revitalizados.

Localizada na rua Dr. João Carlos Machado, 1000/Centro, a secretaria atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min. O espaço abriga a pasta que administra as atividades das 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil, que juntas atendem mais de três mil crianças e adolescentes; além da Biblioteca Pública Municipal; entre outras atividades relacionadas à educação e cultura do Município – atendimentos especializados; ensaios do Coral e da Orquestra Municipal, encontros do Núcleo de Cultura, reuniões de diretoras e outros eventos de Educação, Saúde, Assistência Social e demais secretarias.

A SEC está instalada há mais de década no prédio da antiga Escola Cenecista e passou por obra de melhorias e revitalização, num investimento de R$ 200 mil, provenientes de recursos próprios do Município, sendo que parte do valor investido será abatido do aluguel que o Município paga ao CNEC, proprietário do imóvel. A obra contempla troca de forro e do piso, parte elétrica, pintura total e construção de um banheiro externo com acessibilidade junto à praça lateral da Secretaria, onde também foi instalado um balanço para crianças com deficiência física, em parceria com o Comdica – Conselho Municipal de dos Direitos da Criança e Adolescente.

Após o corte da fita, os presentes puderam entrar e conferir a nova SEC

Por Alan Dick