Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Vitrine de Natal

Planejamento estratégico, gestão empresarial e segurança da propriedade empresarial e intelectual

, 6 de dezembro de 2019 às 11h37

No dia 21 de novembro, o Escritório Suhre e a UNU Empresarial organizaram um evento para oferecer e apresentar para os clientes, profissionais e empresários da região, a oportunidade para conhecer seus novos produtos, diante de um mercado e de uma conjuntura em permanentes mudanças, que exigem decisões precisas, soluções eficazes e seguras para garantir a saúde das empresas. Os novos produtos de planejamento e gestão proporcionam às empresas da região a oportunidade de terem acesso personalizado e com preço justo a recursos avançados que normalmente significam um alto custo de implementação ou, em muitos casos, não atendiam suas expectativas em qualidade e resultados.

Fernando Borges, um dos gestores do Escritório Suhre, usou o exemplo da própria empresa, que este ano completou 50 anos, afirmando que passaram por uma reestruturação para tornar os processos mais eficazes e assim garantir a longevidade da empresa fundada há meio século.

Na sua apresentação, explicou o funcionamento e implementação do Planejamento Estratégico, que cada empresa pode fazer independente do seu tamanho. Para Borges, todo o empresário deve se perguntar: onde estamos e onde pretendemos chegar? Destacou que o escritório oferece assessoria para avaliar cada organização de modo que diante de dificuldades se possa encontrar soluções num curto, médio ou longo prazo. Para ele, os principais benefícios de fazer um diagnóstico empresarial passam por: entender quais as áreas mais importantes para o negócio; compreender o desempenho atual, descobrir o grau de maturidade da empresa e entender o que precisa ser feito. Na formatação de processos de melhora de gestão destacou a importância da análise dos indicadores, organização de agenda de implementação, disponibilidade e aquisição de recursos, execução e acompanhamento dos dados. Para que as ferramentas de gestão possam ser devidamente aplicadas, as pessoas são muito importantes. “Devo perguntar: os colaboradores estão treinados? Como está o envolvimento da equipe? Como está o ambiente de trabalho para alcançar as metas?”

GESTÃO DE SEGURANÇA DA PROPRIEDADE EMPRESARIAL E INTELECTUAL

André Rosa da Rosa falou sobre a necessidade de proteger a marca. Especialista no assunto, ele esclareceu como funciona o processo de encaminhamento da marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com os prazos, publicações até seu registro final. “Muitos empresários não se dão conta da importância de proteger este patrimônio, que em muitos casos, supera o valor da própria empresa”. Além do registro da marca, André também explicou os procedimentos jurídicos e administrativos de proteção e registro de patentes, direitos autorais, registro de softwares e cultivares. Destacou que ao dar a devida atenção e importância à propriedade intelectual e industrial, a empresa passa a ter maior competividade e valor de mercado. Além de estabelecer parcerias seguras, com reconhecimento no mercado, o que conduz ao aumento da receita da própria empresa e para o Município, Estado e Pais, abre possibilidades para o mercado internacional.

Cases de sucesso- Durante o evento, também foram apresentados os cases de sucesso, “Delícias no Cone Nona Bassela” e “Casa Luige Basílio”. Ambas passaram por reestruturações internas e investiram, além da qualidade do produto, na imagem da marca.

CAMPANHA DE NATAL– Natal sem fome; “se você não pode mudar o mundo, ajude a mudar o mundo de alguém”. Esta campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a pessoas e comunidades carentes. Os pontos de arrecadação são as agências do Sicredi, Acisam, Escritório Suhre e as duas igrejas da Comunidade Luterana São Paulo ( rua Maurício Cardoso e São Caetano).

Por Alan Dick