Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Vitrine de Natal

É melhor pagar à vista ou parcelar no cartão?

, 13 de dezembro de 2019 às 11h05

Fim de ano também é sinônimo de muitas compras e é comum os vendedores lojistas oferecerem a opção do parcelamento no cartão de crédito. Mas essa é a melhor opção? Segundo especialistas, pagar à vista ou parcelar vai depender da situação financeira do consumidor e das condições apresentadas pela loja. O parcelamento é sempre a melhor opção para quem anda com o orçamento apertado, ainda mais considerando as despesas de janeiro, como IPTU e IPVA.

Caso a pessoa possua reservas financeiras, segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, o melhor caminho é fazer o pagamento à vista. É necessário, contudo, analisar o cenário. Se o desconto oferecido for superior ao que o dinheiro está rendendo na aplicação financeira, esta é a melhor escolha. Caso não haja desconto e seja oferecido um parcelamento sem juros, esta pode ser a melhor decisão a ser tomada, levando em conta que a reserva financeira ficará disponível para alguma emergência.

Pagar à vista e ficar sem dinheiro no bolso, não vale a pena. O valor pode fazer falta no decorrer do mês caso surja uma despesa não planejada. Assim, o consumidor correrá o risco de ficar à mercê de um endividamento de juros altos, recorrendo ao cartão de crédito ou ao cheque especial.

Por Alan Dick