Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Turismo

Domingo é dia de conhecer mais um caminho autoguiado

, 13 de dezembro de 2019 às 10h50

O fim do ano está aí, mas ainda dá para conhecer o Vale do Taquari mais de perto. Neste domingo será inaugurado o Caminho Autoguiado de Dois Lajeados, o último a ser implantado neste ano.

Conforme o coordenador do projeto Passeios na Colônia e responsável pela implantação do Caminho Autoguiado, Alício de Assunção, os caminhantes irão se surpreender pelo trajeto inusitado. “Vamos percorrer 12 quilômetros, a maior parte do trecho é em meio a parreirais. Inclusive, teremos a possibilidade de colhe e pague de uva em parreiral pelo caminho”, antecipa.

Outro destaque do passeio, conforme Assunção, é que em boa parte do caminho o Rio Carreiro poderá ser contemplado. Além disso, locais como a Igreja Matriz São Roque, PCH Linha Emília, Cascata Pesseguinho, Orquidário Bella Orquídea e Vinícola Simonaggio. “É um roteiro por uma Dois Lajeados ainda desconhecida. A maior parte das pessoas conhece a cidade pelo túnel da Mula Preta, na Ferrovia do Trigo, e pelo Viaduto Pesseguinho. Agora poderão ser contempladas as propriedades rurais também”, acrescenta.

O investimento para participar do Caminho Autoguiado de Dois Lajeados é de R$ 110 e o passeio inclui transporte saindo de Lajeado (5h da Benoit e 5h15min do Shopping), café da colônia, almoço no Parque Denardi, garrafa de água, guias, condutores e carro de apoio. Inscrições pelo Whats (51) 99583-2672.

Após a inauguração, o percurso permanece no município, possibilitando aos turistas a realização da caminhada com orientação das placas indicativas, independente do período. A realização do Caminho Autoguiado de Dois Lajeados é da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Passeios na Colônia, Prefeitura de Ilópolis, Sicredi e Emater/RS-Ascar.

Por Alan Dick