Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Vitrine de Natal

Decoração natalina com envolvimento comunitário

, 6 de dezembro de 2019 às 11h35

A Administração de Arroio do Meio inovou na decoração natalina, ampliando a iluminação e os enfeites no Centro, em especial na Praça Flores da Cunha e Rua de Eventos. Como nos anos anteriores, os enfeites foram produzidos com o envolvimento comunitário, de muitas mãos voluntárias.

De acordo com a Coordenadora do Departamento de Cultura e Casa do Museu, Carla Jaqueline Schroeder, pelo menos 250 pessoas se envolveram na confecção dos enfeites de forma voluntária. Esse número inclui diversos grupos: Professoras Municipais Aposentadas, que confeccionaram laços para os pinheiros; jovens do grupo de Educação e Saúde da ESF São Caetano, que produziram estrelas em origami para pinheiros da Rua de Eventos; idosas que confeccionaram guirlandas para as repartições públicas e botas para a casinha do Papai Noel instalada na Rua de Eventos; artesã Claudia Jung, que produziu as guirlandas para a Rua de Eventos e conduziu as oficinas de cerâmica na Casa do Museu, envolvendo cerca de 50 pessoas na produção de lanternas para a Caminhada Natalina e enfeites para a decoração da Praça Flores da Cunha; artesãs oficineiras e cerca de 90 pessoas dos grupos de convivência do Centro de Referência da Assistência Social, responsáveis pela confecção dos duendes, família Noel, presépio e demais enfeites, incluindo as bolas de garrafa pet para a árvore central da Praça; professoras e alunos da Amam, que produziram 200 estrelinhas em EVA para os pinheiros da praça e as artesãs da Associação Arroio do Meio em Arte, que confeccionaram 250 bolinhas de tecido para enfeitar os pinheiros instalados ao longo da rua Dr. João Carlos Machado.

A iluminação, a construção da Casa do Papai Noel, enfeites da Praça da Secretaria de Educação e Cultura, instalação de pinheiros ao longo da rua principal e das caixas de presentes grafitadas espalhadas pela cidade, foram executadas por servidores públicos municipais, que contaram com o apoio de voluntários na instalação de alguns enfeites.

“Esse envolvimento enaltece nosso espírito comunitário e natalino, ampliando nosso sentimento de orgulho e pertencimento a estes espaços públicos, como extensões dos nossos lares. Só temos a agradecer a todos que se envolveram na confecção dos enfeites e nos ajudam a preservá-los, para termos um Natal fortalecido em comunidade e família”, salienta o Prefeito Klaus Werner Schnack.

Por Alan Dick