Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agrovale

De olho nas oportunidades

, 20 de dezembro de 2019 às 10h35

Oportunidades estão espalhadas e negócios podem ser alvancados com a expectativa criada sobre a safra brasileira. Vamos novamente obter safra recorde na produção de grãos, e a expectativa é de que os preços melhorem, pois entra a lei da oferta e procura, uma vez estabelecida a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Assunto esse que vou comentar mais ao final da coluna.

Entendo também que a situação da atividade leiteira não vem recebendo pagamentos que realmente possam manter o agricultor com a devida dignidade na atividade ou mesmo investir para a qualificação e obter altas produções de leite.

Observando esse fator, a bovinocultura de corte vem passando por grandes mudanças, observando os preços da carne no mercado. Não quer dizer que o produtor, na ponta, esteja recebendo os reflexos desses preços cobrados do consumidor.

O que aconteceu com a bovinocultura de corte pode, num futuro, se refletir na leiteira, pois de Sul a Norte do País, os produtores de bezerros, deixaram as matrizes para descarte, pela baixa dos preços pagos aos bovinos jovens, logo trabalhando sem as “barrigas de aluguel”. O negócio entrou em declínio, causando a baixa do rebanho e, consequentemente, a falta de animais no mercado, ocasionando a alta nos preços. E vai levar um bom tempo ainda para restabelecer o plantel.

A atividade leiteira está passando, mais uma vez, por um refinamento e, muitos agricultores que estavam produzindo com balde ao pé, deixaram a atividade ou terão de se tecnificar para alguma empresa poder receber o seu produto dentro dos padrões de qualidade. São mudanças árduas, que muitas vezes o produtor acaba precisando se readequar e remodelar. Portanto, aí entram quesitos que podem ser vistos como oportunidades, ou acabar, simplesmente, colocando a culpa em “fulano ou beltrano”.

Vejamos como oportunidade o que o mercado local oferece e se realmente o desejo e a vontade de mudança está com a pessoa, pois um local abençoado como o Vale do Taquari, com seu povo trabalhador, humilde e sem cansar de um sorriso no rosto, é uma realidade que já vem desenvolvendo a atraindo novos mercados.

A produção de grãos possui grandes desafios, todos com tecnologias e potenciais para serem desenvolvidos. O que precisa mesmo é obtermos resultados recordes, desafiando a cada dia, pois o retorno vem.

Quanto à guerra comercial entre China x EUA, divulgado no noticiário, o primeiro acordo está acertado e as negociações vão retornar a acontecer entre os dois países. A safra dos EUA sofreu na largada com o excesso de chuvas e, ao final, com a neve. Dois fatores que comprometeram a eficiência e a produtividades. Nesse momento é natural a pressão do governo norte-americano sob a China, para acelerar e travar as negociações antes que comece a colheita em outros países, como o Brasil.

Quando eu falo de OPORTUNIDADES no agronegócio, observem as projeções e expectativas para o futuro. Não haverá espaço para quem não for especialista no seu negócio, pois o mundo precisa se alimentar.

Aos amigos leitores, um Feliz Natal e um 2020 cheio de realizações, conquistas e uma excelente safra

Colaboração
ENGENHEIRO AGRÔNOMO
LEANDRO BERWANGER

Por Alan Dick