Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Em Outras Palavras

Pérola do Vale, 85 anos

29 de novembro de 2019 às 14h00

Falar do meu orgulho por ter nascido no município é repetir o que tenho escrito há anos neste espaço. Gosto da tranquilidade, da organização, do comprometimento da nossa gente, da seriedade de inúmeros homens e mulheres públicos que forjaram a nossa história. O que vemos hoje é um somatório do trabalho de muitas mãos.

Admiro o capricho com os espaços públicos, embora não seja míope para ignorar o esforço do vandalismo para fincar a sua bandeira. Temos qualidade de vida e emprego, fama que atrai gente de outros rincões, exigindo criatividade da administração pública.

A natureza privilegiou Arroio do Meio com muito verde, recursos hídricos em abundância e um clima privilegiado. Nosso interior é pujante, apesar da falta de sensibilidade e atenção com o setor primário que deveria receber mais apoio de Brasília e Porto Alegre.

O asfalto invadiu nossa pequenas comunidades, oferecendo maior comodidade aos nossos agricultores. Mesmo assim continuamos na luta pela implantação do viaduto no acesso à cidade para a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Há muito por fazer!

Sintonizados com a data histórica, os amigos do nosso O Alto Taquari “se puxaram”. Há duas semanas visitei a redação e fiquei impressionado com a qualidade do caderno de aniversário que estava sendo produzido. A edição total tem 124 páginas, sendo de 88 alusivas aos festejos de 85 anos.

São inúmeros textos, gráficos, imagens e informações que fazem do caderno festivo um documento para guardar. Para os nossos alunos, será fonte permanente de pesquisa, principalmente a história e a vida dos nossos bairros.

Conhecendo o capricho das gurias – que são maioria aqui do jornal, por isto certamente o produto final é da melhor qualidade! – posso garantir que os leitores têm em mãos um suplemento à altura da tradição dos produtos do O Alto Taquari.

O prazer em visitar a terrinha foi herdado pela minha família. Meus filhos, por exemplo, são apaixonados pelo Morro Gaúcho, visita obrigatória a cada viagem, desde os tempos de criança. Minha mulher, Cármen, não perde a Feira do Produtor, as gostosuras da padaria e confeitaria Tudesca (especialmente suas cucas, bolos e barra de cereal) e, é claro, as diversas lojas do variado comércio.

Nosso município, com suas potencialidades, história e gente ordeira e trabalhadora, é motivo de orgulho não apenas para o Vale do Taquari, mas todo o Rio Grande do Sul. Com 85 anos, esta jovem senhora será celebrada através de uma vasta e diversificada programação que vale a pena participar.

Parabéns a todos nós, arroio-meense, nascidos aqui ou que adotaram a terrinha para viver, formar família e implantar negócios.

Vida longa à Pérola do Vale!

Por Alan Dick