Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Agosto de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Bolsista de iniciação científica apresenta trabalhos em Joinville

, 22 de novembro de 2019 às 15h08

A aluna de Odontologia da Univates e bolsista de iniciação científica Luiza Dietrich Loch, vinculada ao grupo de pesquisa Pesquisa, Ensino e Currículo (PEC), apresentou dois trabalhos no V Colbeduca – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, realizado em Joinville, Santa Catarina, nos dias 29 e 30 de outubro. O evento foi promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal, e teve o enfoque temático “Entre currículos nacionais e avaliações internacionais: os desafios de uma educação global”.

Conforme Luiza, que é de Arroio do Meio, a temática trouxe inúmeros debates a respeito da educação e do ensino e possibilitou apresentações de trabalhos de diversas regiões do País. O grupo de pesquisa da Univates é coordenado pela professora Ieda Maria Giongo, com a participação das professoras pesquisadoras Márcia Rehfeldt, Marli Quartieri e Sônia Gonzatti, e tem parceria com pesquisadores italianos e colombianos. “Os trabalhos que apresentei são intitulados A metodologia de Estudo de las clases como ferramenta para os processos de ensino da matemática nos anos iniciais e Ensino de Geometria em turmas de 4º e 5º ano: influência etnomatemática”, conta.

A bolsista afirma que o evento foi extremamente relevante para o compartilhamento de conhecimentos e a promoção do intercâmbio de saberes, ressaltando a discussão sobre a importância de debater a educação nas diferentes áreas do ensino, principalmente entre doutores, professores e acadêmicos. “A pesquisa foi e continua sendo fundamental para o meu crescimento acadêmico, tanto na escrita de artigos e resumos quanto na troca de experiências e aquisição de distintos conhecimentos”, ressalta.

Por Alan Dick