Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Novembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Arroio do Meio recebe premiação estadual pelo programa ambiental Nossa Cidade, Meu Lar

, 8 de novembro de 2019 às 9h45

O programa Nossa Cidade, Meu Lar, lançado em 2017 pela Administração de Arroio do Meio, rendeu ao município o inédito Prêmio Gestor Público. A cerimônia de anúncio da premiação foi realizada na noite da terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, consagrando Arroio do Meio com o Prêmio Especial, com a maior pontuação entre os 147 projetos inscritos.

Participaram da premiação o prefeito Klaus Werner Schnack, a vice Eluise Hammes, a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, Rose Maria Grassi e os demais secretários municipais e servidores envolvidos nas ações do programa. “O Nossa Cidade, Meu Lar nasceu a partir de uma necessidade apontada pela comunidade, referente à limpeza urbana e combate às pragas. A partir disso, promovemos diversas ações de conscientização e enfrentamento, buscando promover saúde e conforto ao cidadão, resgatando a importância do engajamento das famílias e comunidades em fazer sua parte para uma cidade mais bonita e organizada, tanto na área urbana como na rural”, salienta o prefeito Klaus.

O Programa Nossa Cidade, Meu Lar engloba diversas ações, considerando demandas como serviços de manutenção em áreas verdes e canteiros; fiscalização da manutenção de terrenos baldios e incidência de pragas urbanas; reorganização de roteiros para recolhimento de resíduos verdes, móveis e construção civil, entre outros, incluindo a instalação de Ecopontos fixos nos distritos e Centro, Jogue Limpo com sua Rua, Nossa Praia é Aqui, Abrace um Jardim, Programa de Controle de Natalidade de Animais e Adote Fácil, Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio e Programa de Controle de Simulídeos/Borrachudo. O 18° Prêmio Gestor Público é uma realização do Sindifisco RS e Afisvec.

Saiba mais:

ABRACE UM JARDIM: Incentiva a comunidade ao uso e preservação das praças públicas e áreas verdes. Tem o objetivo de promover a participação de empresas, associações, entidades e demais grupos comunitários na manutenção das áreas verdes e canteiros do Município, através de termo de cooperação.

CONTROLE DE NATALIDADE DE ANIMAIS: Focado na Saúde Pública, programa visa evitar o aumento da população de animais de rua, principalmente em locais de vulnerabilidade social. Amparado por lei municipal, já garantiu a castração de 600 cães e gatos, incluindo pedidos de famílias encaminhados junto ao Centro de Referência da Assistência Social e atendimentos na Associação de Proteção aos Animais de Arroio do Meio (Apaam).

NOSSA PRAIA É AQUI: Ações são desenvolvidas em parceria com escolas, moradores e entidades dos bairros, buscando que cada cidadão faça sua parte para a limpeza e organização de sua localidade. Após constatação do ponto de vulnerabilidade de descarte incorreto de lixo, o Departamento do Meio Ambiente organiza a instalação de placas de conscientização e orientação, com o objetivo de incentivar a participação e envolvimento da comunidade a cuidar da sua cidade como se fosse seu lar.

JOGUE LIMPO COM SUA RUA: realizado esporadicamente em locais de vulnerabilidade, tem os objetivos de promover saúde, conforto e bem-estar aos moradores, envolvendo-os nos cuidados, limpeza e organização da rua, evitando a proliferação de pragas e o acúmulo de lixo em locais de encontro e lazer.

JOGUE LIMPO COM ARROIO DO MEIO: Com os objetivos de conscientizar a comunidade a fazer a seleção de seu lixo, oportunizar o descarte ecologicamente correto e reduzir a colocação de resíduos potencialmente recicláveis na coleta domiciliar, a Campanha de Descarte Ambientalmente Correto ocorre trimestralmente, aos sábados pela manhã, na Rua de Eventos. Na ocasião são recolhidos eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, vidros, garrafas pet, latas de alumínio, papel, papelão, jornais, medicamentos vencidos, pilhas, baterias, óleo de cozinha e sucatas. Em 32 edições já foram descartados mais de três mil celulares e três mil televisores.

Em 2019, a Campanha avançou com a implantação de Ecopontos fixos nos Distritos de Arroio Grande, Forqueta e Palmas e Departamento de Serviços Urbanos/Centro, atendendo ao anseio da comunidade em descartar constantemente seu lixo de forma adequada; e o Recolhimento de lonas inservíveis, oportunizando a destinação ambientalmente correta para as lonas utilizadas pelos produtores rurais nos silos.

CONTROLE DO BORRACHUDO: Ação desenvolvida em parceria com moradores voluntários do interior e supervisão técnica da Emater na aplicação do BTI. Acontece principalmente no verão, podendo ocorrer ações em outras épocas, quando os responsáveis técnicos constatarem a necessidade.

Por Alan Dick