Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Apartes

Idosos

4 de outubro de 2019 às 7h18

Na terça-feira dia 1º, foi lembrado o Dia Internacional do Idoso. A estimativa é que o número de pessoas com mais de 65 anos esteja em torno de 22 milhões. Segundo estudo feito pelo Ministério da Saúde, em 2030, teremos mais idosos do que crianças de zero a quatro anos, no país, o que demanda políticas públicas cada vez mais voltadas para este público. A expectativa média da mulher brasileira é de 79 anos e, para os homens, 72, segundo este mesmo estudo.

Grupos

No nosso município existem atualmente 20 grupos de idosos constituídos. Eles congregam entre 1.250 a 1.300 integrantes, com 60 anos ou mais, que realizam reuniões regulares com promoções e calendário próprios, com acompanhamento do Conselho Municipal do Idoso. As políticas públicas voltadas aos idosos são ligadas à secretaria da Saúde e ao Cras; o Departamento da Terceira Idade, coordenado pela Diana Ames e pelo Leonardo Deitos dão o suporte para executar as ações. A maior parte das atividades exercidas ou oferecidas para os idosos de Arroio do Meio está voltada para o lazer com bailes, almoços, pequenas viagens, apresentações e atividades físicas em três polos: no Bola Cheia, no Centro Social da Comunidade Luterana e no Sete de Setembro de São Caetano.
“Acredito que para enfrentar o ócio, o desânimo ou até a depressão, atividades lúdicas são essenciais. E são atividades simples, como participar de bailes e almoços, onde os idosos podem conversar, se divertir e curtir. Não é necessário fazer nada de espetacular,” comentou o prefeito Klaus Werner Schnack , sobre a passagem do Dia do Idoso.

Muitas histórias para contar

Em Arroio do Meio, a população com mais idade também avança, na medida em que os que fazem parte do grupo podem usufruir desta etapa com boa qualidade de vida. Aqui no jornal, estamos desenvolvendo desde o final de maio, no ensejo dos 85 anos do Município, o projeto História Viva. Entrevistamos semanalmente homens e mulheres com mais de 75, que tenham exercido uma profissão, um trabalho na comunidade ou na família. São histórias que valorizam trajetórias pessoais, familiares, resgatam aspectos da cultura e tradição de 30,40, 50 ou mais anos passados. Os entrevistados fazem, através da sua história, uma conectividade com muita gente, por terem sido vizinhos, parentes, ou terem trabalhado no mesmo ambiente, numa escola, empresa ou estabelecimento comercial. São histórias que ultrapassam a fronteira geográfica e ficam registradas.

Construmóbil: mais um fim de semana

Quem não conseguiu visitar a Construmóbil nos dias 25 a 29, pode agendar a visita para hoje, amanhã ou domingo. O segundo fim de semana da Feira de Construção Civil, Mobiliário e Decoração começou ontem às 17h, seguindo aberto até as 22h, no Parque do Imigrante em Lajeado. Hoje, sexta, a feira abre às 14h e fecha às 22h. Amanhã, sábado, abre às 10h e fica aberta até as 22h e, no domingo, das 10h até as 17h. Elaine Maria Warken, que integra a comissão organizadora, disse que a Feira está muito bonita. Os expositores estão satisfeitos. Muitos estão prospectando e fazendo negócios. Para quem está planejando investir na própria casa, empreender ou simplesmente apreciar as novidades, está aí uma excelente oportunidade para conferir o potencial do setor, através dos profissionais que envolvem toda a cadeia produtiva do ramo.

Por daiane