Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Novembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agrovale

Feira Agrícola movimenta Forqueta hoje e amanhã

, 25 de outubro de 2019 às 9h59

Toda a comunidade está convidada a participar da III Feira Agrícola de Arroio do Meio, que ocorre nesta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26, no Distrito de Forqueta, junto à Associação Esportiva Forquetense, Casa Cultural e subprefeitura. Estão confirmados 32 expositores, incluindo 24 empresas, instituições financeiras, roteiros turísticos Caminhos da Forqueta e Entre Vales e Arroios (lista completa na página 5).
Serão dois dias de palestras, apresentações artísticas e culturais, gastronomia e demais atrações de valorização do setor primário e lazer em família.

De acordo com a vice-prefeita Eluise Hammes e o secretário da Agricultura Eloir Lohmann, a feira vem crescendo conforme suas potencialidade e adesão dos empreendedores. Os organizadores agradecem a participação de 32 expositores e destacam as atrações culturais. No evento também será lançado o concurso fotográfico Por que Eu Amo Arroio do Meio?

Programação

A abertura oficial ocorre hoje, às 8h, com a participação do Coral Vozes de Forqueta e lançamento do 3º Concurso Fotográfico de Arroio do Meio. O primeiro dia será marcado por palestras diversificadas. Às 9h, quatro jovens empreendedores – Gustavo Neumann (Confeitaria da Bea e Gusta’me), Maico Eckert (especialista em Mídias Sociais), Aline Sulzbach e Fábio Secchi (Produção leiteira e diversificação da propriedade- veja na página 4 e 5) -, apresentam seus cases para alunos dos anos finais das Escolas Municipais e Ensino Médio da Escola Estadual Guararapes. Às 10h, palestra sobre Selo Arte, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

A programação segue à tarde, com debate sobre Gado de Corte como alternativa para as propriedades rurais do município, às 14h, sob coordenação do zootecnista da Emater, Fábio Eduardo Schlick. Logo após, às 15h, Encontro de Piscicultores de Arroio do Meio, coordenado pelo zootecnista da Emater, João Sampaio.
A programação noturna inicia às 19h30min, com a apresentação dos Flautistas da Escola Municipal Professor Arlindo Back. Logo após, dramatização da música Sítio do seu Lobato, com os alunos da Escola Comunitária de Educação Infantil Pimpolho/filial, seguida da apresentação da invernada do CTG Querência, pronunciamentos de autoridades e Palco de Talentos. Às 20h30min inicia o show musical com Wilceu Pause.
No sábado, a Feira reabre às 9h para visitação. Às 10h, ocorre o VI Encontro Infanto Juvenil de Danças Folclóricas Alemãs com o Grupo Fröhsinn. A partir das 11h, as crianças podem se divertir nos brinquedos infláveis com acesso gratuito. Às 13h, apresentação do grupo de músicos de Forqueta Sem Compromisso. E às 16h, a Orquestra Municipal faz show de encerramento da Feira.

Durante todo o evento, a Praça de Alimentação estará a cargo da Associação Esportiva Forquetense, com galinhada na sexta-feira e churrasco no sábado, mediante cartão adquirido com a diretoria do clube, e demais opções de lanches disponíveis na hora. Haverá também mateada com a ervateira Fonte do Mate.
A promoção é da prefeitura de Arroio do Meio, por meio da Secretaria da Agricultura, com apoio da Emater/RS-Ascar, STR e Conar.

Por daiane