Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Outubro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cotidiano

Eleição para o Conselho Tutelar é neste domingo

, 4 de outubro de 2019 às 9h11

Neste domingo, dia 6, os eleitores de todo o país são chamados a irem às urnas para a escolha dos conselheiros tutelares. No Rio Grande do Sul serão eleitos 2.630 conselheiros, que irão zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O mandato é de quatro anos. O voto é facultativo a todos os eleitores aptos a votar nas eleições gerais e municipais. Cada eleitor pode votar em apenas um candidato.

Em Arroio do Meio são 10 candidatos, que disputam cinco vagas. A carga horária dos conselheiros é de 22h semanais, com plantões alternados nos finais de semana e vencimentos de R$ 1.811,25/mês. No município 15.673 eleitores estão aptos a votar. A votação ocorre na Acisam das 8h às 17h, de forma manual, com o uso de cédulas e cada eleitor deve apresentar o título e um documento com foto. Para agilizar o processo serão disponibilizadas cinco mesas receptoras e três urnas. A apuração será feita ao término da votação.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Arroio do Meio, Marco Régis Prediger, salienta a importância da participação do eleitorado, já que os conselheiros têm um papel fundamental na sociedade. “São os conselheiros que garantem os direitos das crianças e adolescentes e intervém em casos de vulnerabilidade ou desrespeito ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, aponta.
Em Capitão são 16 candidatos. A votação ocorre na Câmara de Vereadores, no Centro, das 8h às 17h. Para votar, o eleitor deve apresentar o título e um documento com foto.

Marques de Souza conta com sete candidatos. A votação ocorre em cinco locais: na Sede, na Câmara de Vereadores, das 8h às 17h; em Tamanduá, na escola Henrique Geiss, das 13h à 17h; em Bela Vista do Fão, na escola Frei Antônio, das 8h às 12h; em Linha Atalho, na escola Severino Freiner, das 8h às 12h e na Linha Perau, na antiga Escola Pero Vaz de Caminha, das 13 às 17h. Para votar o eleitor precisa apresentar um documento com foto.

Travesseiro totaliza 14 candidatos. As urnas estarão à disposição da população na localidade de São João das 8h às 8h30min; Barra do Fão das 9h às 9h30min; Três Saltos Alto das 10h às 10h30min; Três Saltos Baixo das 11h às 11h30min; Picada Felipe Essig das 13h30min às 14h30min; Cairu das 15h às 15h30min e São Miguel das 16h às 16h30min. Em todas as localidades o local de votação será no salão comunitário. Na Sede do município a votação ocorre das 8h até as 17h, tanto na biblioteca pública quanto na Câmara de Vereadores. Para votar, os eleitores devem apresentar título ou documento com foto.

Pouso Novo tem cinco candidatos. A votação ocorre no salão de reuniões da Unidade de Saúde do município, das 8h às 17h. Cada candidato poderá ter um fiscal no local da eleição. Para votar o eleitor apto precisa apresentar o título ou documento com foto.

Por daiane

Marco Régis Prediger salienta a importância da participação do eleitorado, já que os conselheiros têm a função de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes