Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Novo titular assume o tabelionato de Arroio do Meio

, 16 de agosto de 2019 às 9h50

Depois de quatro anos, o cartório de notas e protestos de Arroio do Meio conta novamente com um tabelião titular. Em julho, o tabelião Filipe Carvalho Pereira assumiu a delegação, que por décadas, foi exercida por Ottomar Saldanha Martins, aposentado em meados de 2015.
Filipe foi aprovado em concurso público que iniciou em 2015 e foi concluído em junho deste ano. Alagoano de Maceió, residia em São Paulo, onde já exercia a função de tabelião titular e optou por Arroio do Meio em razão do clima, organização e tranquilidade da cidade.
Aprovado entre os primeiros lugares na rigorosa seleção realizada no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, tem plena consciência da sua responsabilidade. Afirma que “o tabelionato possibilita segurança jurídica na realização de negócios, garante o aspecto legal da documentação, com rapidez e baixo custo comparando ao meio judicial”. Pretende trazer sua experiência de outros Estados para praticar novos atos notariais e de protesto em favor da sociedade, implementando no Tabelionato de protesto o conceito de recuperador de crédito, fortalecendo a relação com os comerciantes e empresários, bem com a sociedade que se utiliza dos serviços.

Arroio do Meio

Ao chegar ao tabelionato, Filipe diz que encontrou tudo muito organizado, administrado zelosamente pela Bel. Luciana Schmidt. Contudo, está avançando na questão da digitalização do acervo dos livros, investindo na ampliação do espaço físico, em mais 80m², a fim de melhor acomodar as pessoas que buscam pelos serviços oferecidos.
A melhoria contempla rampa de acesso e banheiro adequados para pessoas portadoras de necessidades especiais, salas para atendimentos reservados no tabelionato de protesto e leituras dos atos de notas. “Acho importante atender bem a população, com a reforma vamos poder atender melhor, com mais espaço, mais comodidade, é uma maneira de retribuir a população a atenção que eles têm em escolher este tabelionato para formalizar suas vontades”.
O protesto de títulos desta serventia extrajudicial de Arroio do Meio se expande aos municípios da Comarca: Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro. Buscando trazer novidades, a equipe formada por escreventes experientes de Arroio do Meio e que trabalharam em outros tabelionatos de cidades vizinhas, se completa com consultorias especializadas que auxiliam na modernização do tabelionato e dos colaboradores.
Filipe já escolheu Arroio do Meio com a sua cidade do coração, está muito feliz com o acolhimento das pessoas, percebeu que a índole da população é fazer tudo muito certo e procuram formalizar os negócios jurídicos por meio dos serviços do tabelionato. Acredita que em pouco tempo todos poderão confirmar os grandes esforços nas melhorias que já começou a realizar no cartório.

Por daiane