Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Novembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Incentiva Arroio do Meio deve qualificar mais de 400 pessoas

, 30 de agosto de 2019 às 10h37

Foi lançado na terça-feira o programa Incentiva Arroio do Meio, realizado pela CDL, com a parceria da prefeitura, Girando Sol, Sicredi e Sebrae. O lançamento foi realizado na sede da Acisam, com a presença de representantes da CDL, apoiadores e imprensa. O programa, apresentado pela secretária executiva da CDL, Raquel Scheid, destina-se a empreendedores, colaboradores e estudantes e será executado de 27 de agosto a 13 de novembro. A expectativa é de que sejam qualificadas mais de 400 pessoas nas várias capacitações que serão oferecidas. Além disso, o projeto também contempla consultoria de gestão em empresas.
A presidente da CDL, Leonisia Kunzler agradeceu a parceria dos demais envolvidos e ressaltou que a qualificação constante é importante, pois traz mais vigor, tanto para os negócios como para a vida. Afirmou que era um momento muito feliz, pois estava se concretizando um projeto que vem sendo trabalhado há meses.

O prefeito Klaus Schnack também agradeceu aos parceiros e à Câmara de Vereadores, que deu o aval para o município apoiar o programa. Observou que a ideia vem ao encontro do que a Administração tem trabalhado, pois envolve os jovens e também qualifica segmentos específicos, como os taxistas e as artesãs, com o foco no turismo e no conhecimento e divulgação do que Arroio do Meio oferece de melhor. Schnack ressaltou ainda a realização da Semana do Empreendedor, em outubro, que terá uma Rodada de Negócios, aproximando prestadores de serviços com as empresas que são potenciais contratantes. Por fim, disse que a Administração fica feliz por ser parceira deste projeto de trabalho, que valoriza o comércio e pode trazer bons resultados para a economia como um todo.

O gestor de projetos do Sebrae, Clovis Alberto Glesse e a técnica de atendimento, Soraia Gerhard, ressaltaram a importância da iniciativa e da parceria dos apoiadores, que entram com aporte financeiro. Destacaram que o programa só vai ter proveito se as pessoas, empresários e colaboradores, aderirem às atividades. “De nada adianta o aporte de recursos se as pessoas não participam”, frisou Clovis. Já Soraia falou acerca das consultorias, que podem ser decisivas no processo de gestão empresarial e integram o programa.

Gilmar Borscheid da Girando Sol e os gerentes da Sicredi Fábio Majolo e Jair de Almeida também falaram sobre a importância da capacitação. Borscheid relatou que a consultoria do Sebrae impactou de forma muito positiva na Girando Sol e que ser parceiro do programa é uma forma de retribuir o que a comunidade arroio-meense tem feito pela empresa. O empresário também observou que o treinamento e a capacitação trazem técnicas para que as pessoas possam ser melhores, seja no aspecto profissional ou humano. E, assim como Clovis, disse que é preciso que as pessoas participem e se dediquem.

Para Fábio e Jair, o apoio ao programa vai ao encontro do trabalho que a cooperativa acredita e realiza. Fábio observou que o programa será muito útil, pois nem todos os empreendedores conhecem ou dominam as ferramentas de gestão. Jair afirmou que a Sicredi é parceira das iniciativas que envolvem a comunidade, com o foco social e econômico. Disse que a parceria com a CDL vem de longa data, desejou sucesso ao programa e que ele tenha continuidade.

O programa

O Incentiva Arroio do Meio foi concebido tendo em vista a complexidade e dinâmica do mercado do setor de comércio e serviços, visando a qualidade nos serviços prestados, planejamento de estratégias para a conquistar e manter clientes, bem como ações que possibilitam a geração de valor à marca.
A qualificação profissional, excelência no atendimento, busca constante de conhecimento são itens imprescindíveis para a diferenciação da empresa e a manutenção de seus colaboradores.
Desta forma, pretende-se disponibilizar cursos, palestras, consultorias em gestão e qualificação profissional, por entender que são áreas essenciais para o desenvolvimento e permanência dos negócios.
Objetivos: Disponibilizar ações de capacitação aos empreendedores, colaboradores e estudantes do município, através de consultores especializados, em parceria com o Sebrae.

Resultados esperados: Permitir aos participantes para que eles possam compreender e analisar suas atividades; conhecer, interpretar e utilizar diferentes técnicas para execução das atividades; obter mudanças positivas no negócio participando nas ações programadas.
Público-Alvo: Empreendedores, colaboradores e estudantes do município de Arroio do Meio.
Meta: Qualificar os empreendedores; fomentar o empreendedorismo junto a estudantes; desenvolver os colaboradores das empresas participantes.
Informações sobre inscrições e valores podem ser obtidas na CDL pelos fones 3716-1892/98410-5584. Lembrando que a inscrição para as capacitões/treinamentos têm 50% de desconto para os clientes Sicredi.

Workshop Controles Financeiros

Estão abertas as inscrições para o Workshop Controles Financeiros, que ocorre dias 11 e 12 de setembro, das 19h às 22h, na Acisam. O investimento é de R$ 120 para associados CDL e R$ 180 para não associados. Cliente Sicredi tem 50% de desconto na inscrição. Inscrições na CDL pelos fones 37161892 / 98410-5584. Vagas Limitadas.
A capacitação tem por objetivo demonstrar a importância do registro e análise das informações financeiras, para uma melhor gestão empresarial. Com este workshop, o participante poderá conhecer e aplicar ferramentas de controle para análise da situação financeira e tomada de decisões, visando melhor desempenho da empresa.
Conteúdo Programático: Ferramentas de controle financeiro, fluxo de caixa, análise de desempenho e simulações práticas.

Por daiane