Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Novembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Hospital de Marques de Souza inaugura digitalização de imagens

, 30 de agosto de 2019 às 10h55

Na sexta-feira, dia 23, a Associação Hospitalar Marques de Souza, inaugurou o novo ambiente para digitalização de imagens. O ato contou com a presença dos prefeitos de Marques de Souza, Edmilson Amauri Dörr, o Brida, de Travesseiro, Genésio Roque Hofstetter, o Neco, os vice-prefeitos, Lucas Alberto Stoll e Sérgio Odilo Nied, os presidentes das Câmaras de Vereadores, Roberto Giovanella e Tiago Elói Weizenmann, secretários de governo, do corpo clínico, diretoria do hospital, conselho fiscal, associados e colaboradores, representantes do MPA, líderes comunitários, prestadores de serviços e do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT).

A adequação da estrutura física iniciou em 2017, em convergência com as normas da vigilância sanitária do RS. Em 2018 foi adquirido um novo aparelho de raio X com emenda parlamentar de Renato Molling (PP), e concluída com emenda de R$ 200 mil repassada por Bohn Gass, para aquisição do Digitalizador de Imagens CR, que ainda viabilizou a compra de uma balança antropométrica, notebook, aspirador cirúrgico, três computadores, duas camas elétricas, oito poltronas para acompanhantes de pacientes e um computador servidor.

O presidente da Associação Hospitalar, Marco Aurélio Lima Trindade, detalhou os desafios em torno do subfinanciamento do SUS, onde, para cada real investido na saúde pública, as instituições são remuneradas em apenas R$0,60, por isso destacou a importância do apoio político dos prefeitos, vereadores e deputados. Quanto ao novo ambiente de digitalização de imagens, explicou que não haverá mais filas e demoras na revelação dos exames, além da solução do problema ambiental. Ele ainda agradeceu pela atenção especial do parlamentar. “Teremos mais qualidade e agilidade. Em dois minutos estará na tela do computador da médica e assistente”, revelou.
Brida ressaltou que referendar o hospital é uma forma de valorizar as famílias, comunidade e as pessoas de fora que vêm ao município. Destacou repasses feitos pela Administração Municipal e o apoio a projetos de desenvolvimento da instituição, como o Lar de Idosos. “É um compromisso de nós gestores. Não sabemos quanto dura uma vida, a das pessoas e a das entidades. Com certeza a verba dará um gás para o hospital ter uma sobrevida e cuidar da saúde futuras gerações”, dimensionou.

O deputado Elvino Bohn Gass cumprimentou a direção e corpo clínico pela qualidade no atendimento e serviços prestados além de salvar vidas. Defendeu mais estrutura e tecnologia para os hospitais do interior, decentralizando atendimentos, lembrando que a emenda foi articulada pelo MPA e planejada com o hospital, pensando na população rural. “Com o digitalizador, a médica poderá receitar aos pacientes instantaneamente, inclusive orientar assistentes de outros estados, para que as pessoas não sofram. Essa tecnologia não pode ficar apenas só em grandes centros”, explicou.

O petista ainda disse que vai continuar lutando contra propostas de congelamento de repasses para a saúde ou o corte do vínculo constitucional. “É inadmissível limitar os recursos na saúde, é preciso se precaver a novas doenças e epidemias”. Por fim lamentou os incêndios na Amazônia, que põem em risco a biodiversidade para encontrar a cura de doenças e preservação da sustentabilidade da vida.
O Hospital de Marques de Souza, possui 41 leitos pelo SUS, atendimento em ortopedia, cardiologia e dermatologia, e está ampliando especialidades. Para outubro está prevista inauguração do novo bloco cirúrgico. A instituição também atende pacientes dos municípios de Forquetinha, Canudos do Vale, Pouso Novo e São José do Herval.

Por daiane