Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Fiscalização mais rigorosa vai continuar no segundo semestre

, 16 de agosto de 2019 às 9h11

Na sexta-feira, dia 9, a Brigada Militar e o Departamento Municipal de Trânsito de Arroio do Meio realizaram operação de fiscalização do Estacionamento Rotativo Gratuito. Os orientadores do Rotativo iniciaram sua atividade às 13h, acompanhados por três soldados da BM. Passada uma hora e meia, os soldados retornaram ao local, acompanhados do coordenador do Departamento de Trânsito, Luís Fermino de Freitas Soares, e constataram que, pelo menos, quatro veículos haviam extrapolado o tempo previsto e procederam a lavratura dos autos de infração de trânsito. Os proprietários dos veículos foram autuados de acordo com o Art. 181, Inciso XVII – em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. A multa para essa infração é de natureza grave, no valor de R$ 195,23, com o registro de cinco pontos na CNH. Os veículos não foram removidos ao depósito pois seus proprietários apresentaram-se antes da remoção.
Conforme Soares, outro veículo foi autuado por ocupar indevidamente a vaga especial para deficientes físicos, pois não apresentava no painel, o Cartão Vaga Especial. Essa multa foi de natureza gravíssima, no valor de R$ 293,47, com o registro sete pontos na CNH. Este veículo foi removido ao depósito pois seu proprietário não se apresentou. “Lembramos a todos os usuários que o Estacionamento Rotativo Gratuito foi amplamente divulgado, com a distribuição de cerca de 14 mil folders no período de um ano, com várias matérias na imprensa local e também através das incansáveis orientações feitas pelos funcionários do rotativo”, explica Luís.
No mês de junho, o Departamento de Trânsito iniciou o registro mais detalhado dos veículos que vinham desobedecendo as normas do rotativo. Nesse período, muitos motoristas que extrapolaram o horário limite foram notificados. Houve veículos notificados mais de 20 vezes. Seus proprietários discutiam com os orientadores, chegando a amassar as notificações e jogá-las no rosto dos servidores. Porém, no entender de Soares, os funcionários foram orientados a tratar com todo o respeito e consideração a todos, jamais retrucando ou discutindo com os cidadãos. Fazem seu trabalho de forma digna, cumprindo as normas do rotativo, proporcionando, desta forma, que todos aqueles que se deslocam ao Centro para fazer suas compras e cumprir seus compromissos possam encontrar sempre uma vaga para estacionar.
Conforme constatações, a média de tempo que um veículo ocupa uma vaga não chega a 40 minutos e a grande maioria dos usuários respeita o tempo estipulado. “Nossos registros limitam-se a cerca de 50 placas ou usuários que desrespeitam os limites e também o direito dos demais usuários”, afiram Soares.
Segundo informações do Departamento, as operações com a Brigada Militar serão mais frequentes e sem aviso. Porém, o ideal é que não fossem necessárias e que cada cidadão cumprisse seu dever. “Todos sairemos ganhando e todos teremos vagas para estacionar no Centro. A absoluta maioria de clientes e lojistas estão satisfeitos com o Rotativo, por isso o Departamento de Trânsito continuará fazendo de tudo para que a iniciativa rume a sua excelência, na conscientização do cidadão e na ação efetiva dos órgãos públicos”, dimensiona o coordenador do Departamento de Trânsito.

Por daiane