Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Negócios

Feira se consolida como o evento gastronômico de Arroio do Meio

, 2 de agosto de 2019 às 9h26

“Não fazia ideia de que em Arroio do Meio tinha tantas marcas de bolacha”. A fala é da empresária Clarice Burghardt e mostra a importância da Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio. A segunda edição da programação foi realizada no domingo, na Rua de Eventos, reunindo 22 expositores e um público de milhares de pessoas.

O apontamento de Clarice vai ao encontro do que os organizadores e empreendedores que participam da feira preconizam: divulgar o que é produzido em Arroio do Meio. Clarice, que esteve na feira com a família, afirma que o evento é muito interessante, pois apresenta várias opções para degustar e levar para casa, atendendo a todos os gostos. Além do mais, foi um momento para rever amigos. “Acho que a Feira foi muito bem divulgada porque encontrei vários amigos de outros municípios. Gostamos bastante e no ano que vem vamos participar de novo”, conta.

Avaliação positiva

Na avaliação do coordenador da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini, a II Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio atendeu as expectativas, tanto em termos de organização, quanto de público. O investimento por parte do município ficou em cerca de R$ 20 mil. Nos próximos dias será feito um encontro de avaliação com todos os expositores, analisando pontos positivos e o que pode ser aprimorado para a próxima edição.

Meneghini diz que a feira tem recebido muitos elogios e que os expositores estavam satisfeitos no encerramento. Acredita que um público superior a quatro mil pessoas circulou pela Rua de Eventos e a Praça Flores da Cunha. “Muitas pessoas vieram de manhã, visitaram a feira, compraram e foram para casa, enquanto outras vieram só depois do almoço. Tivemos um público muito bom”, avalia.

Como ponto positivo, no sentido de ligar a marca ao sabor do produto, o coordenador destaca que os empreendedores ampliaram a degustação. “Isso faz com que o consumidor associe o produto à empresa e, na hora de comprar, vai ter uma preferência a partir do sabor que foi experimentado”.
Em termos de estrutura e organização, Meneghini observa que nesta edição foram disponibilizadas quase o dobro de mesas e cadeiras, dando mais comodidade para o público. Destaca ainda a rápida montagem e recolhimento da estrutura, serviço executado por servidores municipais. Por volta das 20h de domingo a Rua de Eventos já estava totalmente limpa e liberada.

Uma grande festa comunitária

A Rua de Eventos se transformou numa grande festa comunitária. Com direito à polenta brustolada produzida na hora, no fogão instalado na entrada da rua, junto à cozinha comandada pelo grupo de etnia italiana Filó, muita música, dança, apresentações artísticas e culturais, artesanato e os grandes protagonistas do dia – os 20 executado por servidores municipais. Por volta das 20h de domingo a Rua de Eventos já estava totalmente limpa e liberada.

Uma grande festa comunitária

A Rua de Eventos se transformou numa grande festa comunitária. Com direito à polenta brustolada produzida na hora, no fogão instalado na entrada da rua, junto à cozinha comandada pelo grupo de etnia italiana Filó, muita música, dança, apresentações artísticas e culturais, artesanato e os grandes protagonistas do dia – os 20 empreendedores do ramo gastronômico, que proporcionaram muitos sabores e aromas à comunidade local e regional, num dia de integração entre famílias e amigos.

Na abertura do evento, que foi abrilhantada pela participação do Coral e da Orquestra Municipal, o prefeito Klaus Werner Schnack ressaltou o potencial do município. “A principal atração é a nossa comunidade, as pessoas que produzem e vivem aqui, tudo aqui é de Arroio do Meio”, evidenciou. “Nosso jeito comunitário e a participação das famílias trouxeram à Rua de Eventos o sentimento de orgulho dos potenciais do município. O setor de padarias, confeitarias e agroindústrias resgatam nossa história e nos levam através dos aromas e sabores a recordar momentos de alegria e satisfação vividos com nossas famílias e comunidades”, destacou. Na sequência, a vice-prefeita Eluise Hammes homenageou as famílias Majolo e Pedrotti, pioneiras no ramo das padarias no município, com 55 e 36 anos de atividades, respectivamente.

O dia seguiu recheado de muita gastronomia, apresentações artísticas e culturais (veja no caderno Cotidiano). Os empreendedores do Entre Vales e Arroios e Caminhos da Forqueta, apresentaram os roteiros turísticos de Arroio do Meio. Parceiros como a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam), Liga Feminina de Combate ao Câncer, Artesãs, Ervateira Ximango, cervejeiros, brinquedos infláveis gratuitos para as crianças e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), garantiram atrações para toda a família no entorno da rua coberta e da Praça Flores da Cunha. Os mascotes Toos Mann e Toos Frau foram uma atração à parte, espalhando doces, simpatia, abraços e alegria durante todo o evento.
A II Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio foi promovida pela Administração Municipal, em parceria com empreendedores do ramo gastronômico, Núcleo Municipal de Cultura, artistas e artesãs.

Por daiane