Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Agosto de 2019

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ERS-130 entra como uma das prioridades no processo de concessão de rodovias

, 2 de agosto de 2019 às 8h46

Empresários, lideranças e políticos guiados pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari), cobraram do governador do Estado, Eduardo Leite, obras de duplicação/ampliação na ERS-130 e em outras rodovias da Região. O grupo apresentou as demandas relativas à questão da infraestrutura viária durante audiência na terça-feira, no Palácio Piratini.

Participaram do encontro os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, de Governança e Gestão, Claudio Gastal, e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), o deputado estadual Edson Brum (MDB), a presidente da Federasul, Simone Leite, os presidentes da CIC Vale do Taquari, Pedro Antonio Barth, da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Jonatan Brönstrup, da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio, Adailton Cé, a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, os prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo, de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, os empresários Gilmar Borscheid, Gilberto Piccinini, Adelar Steffler e o diretor de infraestrutura da CIC Vale do Taquari, Leandro Eckert.

O trecho entre Lajeado e Arroio do Meio recebe, em média mais de 28 mil veículos por dia. O grupo reclamou que o trecho de 12 quilômetros é caótico, moroso e de alta periculosidade. O presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, ressaltou que a cooperativa está fazendo investimentos na região, e a tendência é movimentar ainda mais com fluxo de pessoas e caminhões. “Nós sentimos que vamos entrar em colapso, o leite, por exemplo, tem horário para chegar na laticínios. Contamos com investimentos para facilitar a logística do transporte de veículos e de pessoas”.

De acordo com um dos dossiês entregues pela CIC Vale do Taquari ao governador, a duplicação entre Lajeado e Arroio do Meio é uma das etapas da duplicação entre Venâncio Aires e Muçum, como prevê o Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (Evtea), feito ainda em 2013, que estabelece o cronograma de obras para o trecho.

Outra sugestão apresentada foi a adoção da cobrança eletrônica no pedágio. A CIC VT demonstrou que é uma forma mais justa, em que se paga conforme o uso da rodovia, adotada mundialmente e que o governo federal implantará nas novas concessões de BRs. Também deixa de penalizar microrregiões onde se localizam os postos físicos de cobrança, como, no nosso caso, Encantado e municípios próximos. Ainda foram apresentadas outras reivindicações, como a qualidade do pavimento e melhorias nas estradas entre Encantado e Doutor Ricardo, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo e por último, a rodovia que dá acesso a Progresso.

O governador explicou que o caminho é a parceria com o setor privado. O Estado não tem condições de fazer obras com recursos próprios. Ele citou ainda o acordo com o BNDS para a modelagem técnica de privatizações no RS. “Por conta do fluxo, queremos acelerar para que a ERS 130 entre no processo de concessão das rodovias”. Eduardo Leite afirmou que pretende incluir o Porto de Estrela no plano de revitalização e assegurou que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve ser extinta em, no máximo, dois anos.

Por daiane