Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Novembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

#CulturArte: Arroio do Meio e região conectados a partir do dia 31

, 16 de agosto de 2019 às 9h19

Conectar para sensibilizar todos os públicos e difundir a cultura e a arte, expressas de diversas formas. Com essa proposta, foi lançada na tarde de quarta-feira, dia 14, na área de lazer Pérola do Vale, em Arroio do Meio, a CulturArte. Desde o acesso à área, o público que compareceu à cerimônia pôde transitar por diferentes manifestações artísticas, com exposição de obras de pintura e cerâmica, estandes e cavaletes com referências ao cinema e à literatura, interação direta com grupos de danças, mímica e música ao vivo.
Estiveram presentes, o prefeito Klaus Werner Schnack, a vice, Eluise Hammes, a secretária municipal de Educação, Mara Betina Forneck, vários outros secretários municipais, a presidente do Legislativo, Adiles Meyer, subprefeitos, diretores de escolas, ex-secretários, representantes de outros municípios, entre outros.
O logotipo da CulturArte foi apresentado por meio de uma representação de arte viva: enquanto as alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes apresentavam uma coreografia, o artista Samuel Hergessel o grafitou em tempo real em uma grande tela de fundo. Nas laterais, os alunos também faziam uma manifestação com grafitti em um tecido que abraçava todo o entorno da apresentação, como as ondas da conectividade e seu alcance tão abrangente. Foi lançada, assim a #CulturArte – Conexões pelas artes, que ocorrerá de 31 de agosto a 4 de setembro. Os folders contendo a programação completa do evento foram apresentados na forma que mais sintetiza a conectividade atualmente: os smartphones.
A secretária de Educação, Mara Betina Forneck lembrou que o planejamento do evento iniciou ainda no ano passado, assim que foi encerrada a edição anterior. “Conexões pelas artes, das mais diversas formas possíveis. Assim esperamos a nossa CulturArte”, declarou. A secretária chamou à frente as diretoras das escolas, para fazer a entrega simbólica das novas caixas de leitura, que foram revitalizadas e que levam às comunidades o conhecimento e o amor pela leitura. Segundo Mara, as escolas de Arroio do Meio têm papel de protagonistas na realização da CulturArte. As diretoras também receberam sacolas alternativas, confeccionadas pelo Cras do município e pela Amam.
O prefeito Klaus Werner Schnack agradeceu a todos os envolvidos na organização e apresentação e salientou que são iniciativas como esta, o grande diferencial de Arroio do Meio, onde há engajamento e colaboração coletivos, garantindo o sucesso do evento. “Nós temos na Feira Gastronômica uma mostra disto, do jeito de Arroio do Meio fazer as coisas de forma conjunta. É isto que é a diferença. A criatividade está aqui, junto com esta união”, enfatiza. Ele ressaltou a importância dos estudantes para a comunidade e o desafio que eles têm de trabalhar pela inovação. Lembrou ainda do projeto Chuva de Ideias, organizado pelos grêmios estudantis da cidade, que terá destaque ao longo da CulturArte.

Check-in na CulturArte

A #CulturArte – Conexões pelas Artes terá atividades na Praça Flores da Cunha, Clube Esportivo e Rua de Eventos. A programação começa no dia 31 desde mês às 14h, com a abertura oficial da 29ª Feira do Livro. Haverá ainda Mostra Literária, Pinturas no Rosto, feitas pelo Sesi, ervateira, para garantir o chimarrão e, a partir das 18h, Sons de Arroio do Meio – Encontro de Instrumentistas.
Ao longo dos cinco dias de evento, os visitantes poderão prestigiar o lançamento de livro, mostra literária desenvolvidas no contexto escolar dos anos finais, espetáculos teatrais, oficinas interativas, seminário, bate-papos e muito mais. Haverá a presença dos escritores Chiquinho Divilas e Eleonora Medeiros. A programação completa poderá ser conferida nos próximos dias no AT, na página @arroiodomeiooficial e no site do município.

Por daiane