Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Rua de Eventos recebe os sabores de Arroio do Meio no domingo

, 26 de julho de 2019 às 9h12

Chegou a hora da II Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio. É neste domingo, 28, das 10h às 17h, na Rua de Eventos. Toda a comunidade local e regional está convidada a compartilhar um domingo de muitos sabores, aromas, atrações artísticas e culturais para toda a família. A abertura oficial será às 10h, com a participação do Coral e da Orquestra Municipal. Simultaneamente iniciam as atividades dos estandes distribuídos ao longo da rua coberta.
Serão 20 empreendedores do ramo gastronômico, comercializando seus mais diversos produtos, incluindo agroindústrias, padarias, confeitarias, sorveteria, entre outros. Também estará presente a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam), com bebidas quentes e sucos, com renda totalmente revertida para a instituição; a Associação das Artesãs Arroio do Meio em Arte, expondo e comercializando sua diversificada linha de artesanato; os roteiros turísticos Caminhos da Forqueta e Entre Vales e Arroios; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Ervateira Ximango e Espaço Memória, com resgate de receitas e da cultura local.
Além da diversidade gastronômica, o evento terá atrações artísticas e culturais ao longo do domingo. Ao meio-dia, a dupla Kevin e Kaiky sobe ao palco de talentos. À tarde, o Núcleo Municipal de Cultura participará com os grupos de danças Helmuth Kuhn – às 13h, Frohsinn – 13h30min e CTG Querência – 14h. Logo após, apresentação musical de Vitória Telöcken Fischer e a partir das 15h, show com a banda Novo Mundo. Além disso, durante todo o domingo, o grupo teatral FoiceAcena estará circulando com os personagens Toss Mann e Toss Frau, que devem interagir com a comunidade usando roupas forradas de doces.
Na Praça Flores da Cunha haverá brinquedos infláveis gratuitos para as crianças. Na parte interna do Clube Esportivo, mais de 20 artistas plásticos vão expor suas produções, incluindo quadros de óleo sobre tela, pintura com café, acrílico sobre tela, mandalas, design criativo crochê fio de malha e esculturas em cerâmica. A II Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio é promovida pela Administração Municipal, em parceria com empreendedores do ramo gastronômico, Núcleo Municipal de Cultura, artistas e artesãs. A entrada é franca. O evento é voltado para toda a comunidade local e regional, com atrações para toda a família. O evento integra a programação de aniversário de 85 anos.

Valorização

A vice-prefeita Eluise Hammes destaca que a Feira Gastronômica deste ano terá algumas novidades. Uma delas é o hall de entrada, que terá uma réplica de cozinha, com a proposta de lembrar como eram as cozinhas antigamente. Para dar movimento para esta cozinha, foram convidados integrantes dos grupos que promovem o Filó e a Deustcher Abend. A ideia é evidenciar e lembrar das diferentes receitas preparadas nas cozinhas de origem alemã e italiana. “Será um espaço para lembrar da nossa origem e cultura, essa arte de misturar ingredientes e transformar em receitas saborosas para a família”, destaca.
O Departamento da Terceira Idade, por meio da coordenadora Diana Ames, fez o resgate de receitas antigas junto aos grupos de idosos. Essas receitas estarão expostas e ficarão guardadas, como um registro da memória gastronômica, tão importante e significativa nas famílias e comunidades arroio-meenses. O objetivo é preservar esse material, visto que muitas receitas acabam perdidas com o tempo, especialmente em função do ritmo acelerado da atualidade, em que é mais fácil adquirir um produto do que prepará-lo.
Neste espírito de valorização, serão homenageados os empreendedores do Panifício Majolo e da Padaria Pedrotti. A ideia, segundo Eluise, é valorizar quem começou e fez o início desta caminhada. Destaca que as famílias Majolo e Pedrotti são as pioneiras do segmento no município e inspiraram muitos empreendedores que hoje estão no ramo.
Eluise observa ainda que a Feira Gastronômica é uma junção de vários aspectos, como gastronomia, memórias, diversão, cultura, integração e arte, que são a receita de uma festa comunitária. “Revela também nosso jeito de ser, integrados e parceiros”, afirma, destacando a parceria entre Administração e empreendedores que estarão na feira. Convida a todos para participarem, lembrando que na rua coberta haverá diversas opções desde o café da manhã e almoço, ao lanche da tarde.

Uma vitrine

Para o coordenador da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini, a Feira Gastronômica é um momento singular para Arroio do Meio e para os empreendedores. Destaca que a primeira edição surgiu no grupo Conversando sobre Turismo, com o propósito de criar um evento que identificasse o município, valorizando a característica gastronômica.
Em 40 dias foi organizada a feira, que culminou com um grande sucesso. Ele revela que o grupo se manteve ativo e integrado desde o ano passado. “As pessoas consumiam os produtos, mas não sabiam quem os produzia. A Feira fez com que as pessoas identificassem os empreendedores e estes se conhecessem entre si. Também é uma forma de a Administração incentivar o empreendedor local”, destaca, elencando que a Feira é uma vitrine para quem participa, valorizando os empreendimentos locais.
Meneghini informa que o ambiente começa a ser preparado hoje. Na manhã de sábado a Rua de Eventos recebe normalmente a Feira do Produtor. À tarde os trabalhos se intensificam, com a montagem dos estandes e demais estrutura necessária. No domingo, os empreendedores chegam cedo para se acomodar nos seus espaços para que tudo esteja pronto para a abertura, que ocorre às 10h.
O coordenador destaca que, assim como no ano anterior, haverá mesas no local, a fim de que as pessoas possam consumir os alimentos com tranquilidade. Ele observa que a parte artística e cultural do município, bem como os roteiros turísticos Caminhos da Forqueta e Entre Vale e Arroios também estarão presentes e convida a comunidade local e regional para participar do evento. “A expectativa é de sucesso. A comunidade está ansiosa pois é uma festa muito aguardada”, afirma.

Atrações artísticas e culturais

10h – Abertura oficial – Coral Municipal
10h30min – Orquestra Municipal
11h30min – Dança Sênior
12h – Kevin e Kaiky
13h – Grupo de Danças Helmuth Kuhn
13h30min – Grupo Folclórico Alemão Frohsinn
14h – CTG Querência do Arroio do Meio – Invernadas Mirim e Juvenil
14h30min – Vitória Telöken Fischer
15h – Banda Novo Mundo

Exposição Artística
Isoldi Roloff – mandalas/design criativo crochê fio de malha
Cláudia Jung – escultura/cerâmica
Marcos Paulo Kuhn – escultura/cerâmica
Giazer Veiga – pinturas com café
Stela Beatriz Cougo – acrílico sobre tela
Sílvio Farias – óleo sobre tela
Rudinei de Oliveira – óleo sobre tela
Ivone Dutra Rheinheimer – atelier de pintura óleo sobre tela, com os alunos Edson Tadeu Linck, Ketly Lagemann, Marli Nos, Noeli Maria Neumann, Marlete Silveira, Jeoavana Gasparotto, Lisane Rex, Juliana Gasparotto, Suzani Brito, Miriam Cé Souza, Liane M. F. Pretto, Martinha Frigieri, Mari Stein.
E mais
• Roteiros turísticos Entre Vales e Arroios e Caminhos da Forqueta;
• Associação de Artesãs Arroio do Meio em Arte;
• Ervateira Ximango;
• Brinquedos infláveis gratuitos na Praça;
• CDL e Liga Feminina de Combate ao Câncer;
• Espaço Memória;
• Toos Mann e Toos Frau;

Por daiane