Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

CERTIFICAÇÃO DO SUSAF

7 de junho de 2019 às 8h00

O município de Arroio do Meio acaba de confirmar a sua adesão ao SUSAF (Sistema Unificado de Sanidade), obtendo o respectivo Certificado por ter cumprido todas as exigências que a legislação estadual determina para o processo de habilitação.

Lá pelo ano de 2007, o Governo Federal criou o SUASA, com o mesmo propósito, qual seja, de regulamentar um Sistema Único de Inspeção de Produtos de origem animal, fazendo com que os municípios interessados pudessem obter a sua adesão. Este Sistema não evoluiu e, na prática, não se mostrou viável, principalmente sob o aspecto de burocracia, de exigências que se colocaram como barreiras.

A partir das constatadas dificuldades da aplicação da legislação federal, o Governo do Estado criou o SUSAF, como instrumento alternativo para atender o anseio, sobretudo, das agroindústrias familiares.

Os municípios que já tinham em execução o SIM (Sistema de Inspeção Municipal), estavam, de certa forma, bem encaminhados e com alguns ajustes na regulamentação do Sistema, criaram a estrutura mínima exigida, de maneira que hoje já temos várias dezenas de cidades com as credenciais, ou seja, os “Certificados” para poderem comercializar os produtos de seus estabelecimentos em todo o território estadual.

A condição conquistada pelo município de Arroio do Meio tem um significado importante para os empreendedores das agroindústrias familiares. Nós temos aqui inúmeros estabelecimentos qualificados e capacitados para buscarem a ampliação de seus mercados consumidores. Então, no aspecto de geração de renda, surge uma importante e interessante oportunidade, considerando que, a partir de agora, o espaço ou a área de ação de cada qual deve ser buscada para a colocação de seus produtos.

Na realidade, não é mais preciso esperar por feiras ou eventos especiais para se poder expor e tentar comercializar produtos. A certificação abre fronteiras, não mais restringe territórios, a não ser os limites do próprio Estado.

Outro aspecto relevante que precisa ser destacado, é a possibilidade de fixação de empreendedores jovens nos negócios das agroindústrias familiares. Temos vários exemplos positivos em empresas familiares, em diferentes localidades do município e certamente a tendência passe a ser de expansão das atividades de agroindústrias familiares, que se caracterizam por elaborarem produtos diferenciados e de boa aceitação de parte do público consumidor.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Na quarta-feira, dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972. É uma data reservada para momentos de reflexão sobre a importância dos cuidados e da preservação dos recursos naturais.

O meio ambiente é de interesse de todos os seres vivos, de todas as atividades, mas especialmente nós, humanos, temos, sobremodo, uma responsabilidade imensa na preservação da qualidade de vida, na saúde nossa e a dos animais, que também não toleram poluição, contaminação do ar, das águas, do solo e dos alimentos.

Toda e qualquer ação, consciente, em prol do meio ambiente, por mais simples que seja, tem a sua importância e nos torna benfeitores de um universo mais saudável e mais equilibrado, com mais vida.

Por daiane