Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

PotencializAção prepara jovens para o mercado de trabalho

, 10 de maio de 2019 às 10h06

Com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, a Administração de Arroio do Meio, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) promove, nesta semana, de 6 a 10, mais uma etapa do programa PotencializAção – capacitação para Jovem Aprendiz.

Com 38 adolescentes de 14 a 16 anos inscritos em duas turmas, atendidas nos turnos de manhã e tarde, o programa proporciona conhecimentos básicos para a inserção do jovem no mundo profissional, capacitando-os para a busca pelo primeiro emprego. Coordenados pela coaching Marcia Sehn, os encontros abordam temas como apresentação pessoal, postura e ética profissional, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, atitudes comportamentais, elaboração de currículo e entrevista de emprego, entre outros conhecimentos necessários para o desempenho profissional dos mesmos.

Em visita à turma da tarde, o prefeito Klaus Werner Schnack parabenizou os jovens pela proatividade em buscar a capacitação junto ao Cras. “Temos que ceder, negociar e nos preparar para conquistar nossos espaços”, incentivou. Schnack lembrou também que praticamente a metade dos adolescentes que participaram do projeto em 2018 já estão inseridos no mercado de trabalho. “É uma oportunidade de troca de conhecimentos e um passo importante para o desenvolvimento de vocês”, parabenizou Schnack.

O PotencializAção – Capacitação para Jovem Aprendiz formou 43 adolescentes em 2018, dos quais, praticamente metade já está inserida no mercado de trabalho. O Programa é uma iniciativa do Cras, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura; Indústria, Comércio e Turismo, que busca parcerias com as empresas locais para incluir estes jovens no mercado de trabalho. “Dar oportunidade aos adolescentes e fortalecer as famílias é uma das ações preventivas do Comitê Gestor de Segurança Pública”, afirma o prefeito Schnack. “O programa reforça a importância dos estudos, uma vez que o adolescente precisa ser assíduo na escola e ter notas acima da média para participar”, explica a equipe. A projeção é prosseguir com novas turmas no segundo semestre. Empresas interessadas em criar parcerias para oportunizar vagas pelo programa Jovem Aprendiz, podem entrar em contato com o Cras, pelo fone (51) 3716 1166 ramal 334, ou direto na rua Gustavo Wienandts, nº 485.

Por daiane