Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Maio de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cotidiano

Núcleo da APE e Sicredi oferecem formação para a cidadania no Vale do Taquari

, 3 de maio de 2019 às 11h27

Desde 2002, a Univates é parceira do Programa União Faz a Vida, idealizado pela Cooperativa de Crédito Sicredi. O Núcleo de Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade realiza ações que objetivam formar cidadãos cooperativos, ensinando valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Atualmente, uma equipe multidisciplinar de professores dos cursos de licenciatura em Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física presta assessoria aos docentes da educação básica de alguns municípios do Vale do Taquari, contemplando também alunos, famílias e comunidade escolar em geral. Cursos, oficinas e palestras são oferecidos nas cidades de Encantado, Anta Gorda, Putinga, Capitão, Marques de Souza, Travesseiro, Lajeado e Mato Leitão.

Os municípios contemplados fazem parte das cooperativas da Região dos Vales e do Vale do Taquari. Segundo a coordenadora da APE, Viviane Maria Theves Eckhardt, as ações do programa têm como propósito oportunizar a disseminação do conhecimento para além dos muros institucionais. “Pretendemos promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das populações. Nosso objetivo é atender às demandas das cidades, no sentido de qualificar o ensino em sua totalidade”, explica.

Viviane destaca que as comunidades costumam aproveitar ao máximo as intervenções, aplicadas nas redes de ensino municipal e estadual. Os resultados do trabalho são sempre positivos. “Conseguimos colaborar com a formação de uma sociedade mais desenvolvida, justa e igualitária, uma vez que Universidade e Cooperativa reconhecem e assumem o compromisso de auxiliar na problematização do contexto social, a partir de construções coletivas, para a resolução de adversidades”, finaliza.

 Docente relata experiência em projeto

A docente da APE Elisabete Penz Beurer ministra serviços no Programa União Faz a Vida desde 2001. No início de suas atividades, uma representante do Núcleo de Assessoria convidou-a para contribuir como professora de Geografia e História em formações externas, já que sua graduação inicial é em Estudos Sociais e Plena em Geografia. Atualmente, a docente presta assessoria pedagógica no desenvolvimento de projetos de aprendizagem baseados na metodologia do programa.

Para ela, participar do Programa União Faz a Vida é motivo de satisfação pessoal e profissional. “O trabalho torna-se gratificante, pois a metodologia em si está fundada em princípios de cooperação e cidadania e no protagonismo dos alunos, que são agentes ativos mediados pelos professores”, afirma. Elisabete destaca ainda que as ações realizadas podem alavancar um mercado de trabalho emergente, permitir formações continuadas de educadores e qualificar a produção de investigações nos territórios de entorno de escolas.

Capitão receberá atividade em julho

Entre os municípios contemplados pelas próximas ações promovidas pela APE está Capitão. O município receberá no dia 24 de julho a docente Janice Schmitt, que irá trabalhar a liderança jovem, com o tema Ideias e atitudes que transformam. O público-alvo são alunos (líderes de turma) de 7º, 8º e 9º anos.

Por daiane