Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Novembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Município promove 1ª edição de recolhimento de lonas inservíveis

, 3 de maio de 2019 às 10h43

Produtores rurais de Arroio do Meio que têm lonas inservíveis, podem descartá-las de forma ambientalmente correta no início da próxima semana – segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de maio, em 17 pontos de descarte devidamente identificados nas comunidades do interior (Confira a lista no quadro abaixo). A iniciativa é da Secretaria Municipal da Agricultura e Departamento do Meio Ambiente, por meio do Programa Nossa Cidade, Meu Lar/Jogue Limpo com Arroio do Meio, e atende a antiga reivindicação do setor primário.

De acordo com a coordenadora do Meio Ambiente, Rose Maria Grassi, é o segundo avanço do programa neste ano, que teve recentemente a instalação de Ecopontos nas subprefeituras dos distritos e Departamento de Serviços Urbanos, para facilitar o descarte de eletroeletrônicos, medicamentos vencidos, pilhas, baterias, vidros, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, sucatas, jornais, papelão e demais resíduos recolhidos na Campanha de Descarte.

“Em 2018 ampliamos e qualificamos o serviço de recolhimento de lixo doméstico nas comunidades do interior. Este ano avançamos com instalação de Ecopontos para o descarte correto e agora o recolhimento de lonas, incentivando o cuidado com o Meio Ambiente e a limpeza do Município”, ressalta Rose. “O objetivo é oportunizar uma forma de descarte correta desse material, que possui vida útil de uma ou duas safras, mas que leva anos para se decompor, e, por vezes, acaba se deteriorando na lavoura”, explica o secretário da Agricultura Eloir Lohmann. Ele salienta que, até então, o produtor não tinha onde e nem como descartar, por isso a importância desse avanço.

Por daiane