Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Marques de Souza prepara instalação de sistema inovador de ensino

, 11 de maio de 2019 às 10h52

Após investir na reestruturação do transporte escolar, no turno inverso nas escolas, aquisição de terrenos, pinturas e ampliações do pátio da Escola Municipal de Educação Infantil Brilho de Infância, a Administração de Marques de Souza direciona recursos para a modernização do aprendizado. Na quinta-feira 2, ocorreu a primeira reunião administrativa com representantes da Editora Positivo, onde estiveram também o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM), professores, diretoras de escolas, vereador e presidente da Câmara de Vereadores, liderança religiosa, representantes do Conselho Municipal de Educação, Coordenador Municipal de Educação, vice-prefeito e prefeito. A Positivo apresentou o projeto e a decisão de implantar em Marques de Souza o Sistema de Ensino Aprende Brasil, foi unânime.

A proposta do Aprende Brasil foi escolhida após pesquisa realizada pela prefeitura em termos de Estado e País. Vai ao encontro das metas do governo municipal para a Educação. Além de ser uma plataforma virtual, o Aprende Brasil tem em seus programas livros didáticos para alunos e professores. É possível acessar o conteúdo educacional on-line para estudantes, familiares, professores, coordenadores e diretores através de senhas. Há também assessoria pedagógica com serviços de formação continuada para equipe técnico-pedagógica e docente.

A proposta vai modernizar e elevar a qualidade do ensino de Marques de Souza. O método é supervisionado e não tira a autonomia do professor em sala de aula. “Nós precisamos desse acompanhamento e supervisão pedagógica. Teremos uma bibliografia rica e atualizada em uma base operacional que vai nos nortear. Já estamos atendendo tudo o que a lei prevê e agora com um olhar privilegiado para a Educação”, afirma o Coordenador Municipal de Educação, Paulo Eurico Messias da Silva.

O Aprende Brasil estará presente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental com apostilas atualizadas de acordo com a faixa etária das crianças. Os livros dos professores terão sempre as habilidades trabalhadas, respostas nas questões e orientações metodológicas. A cobrança da ortografia correta será imprescindível. “Chegamos ao ápice, que é a implantação deste sistema pedagógico e inovador. Ele só reforça o nosso compromisso com a comunidade. A Administração cumpriu grande parte do ajustamento de suas contas e objetivos, então é o momento de favorecer essa mudança para melhor. Isso se junta à chegada de novos professores aprovados em concurso público municipal. Nosso trabalho avança de maneira positiva e com muita força também na Educação”, afirma o prefeito Edmilson Dörr.

O Sistema de Educação já está presente em cidades gaúchas como Veranópolis, Carlos Barbosa, Quaraí, Sapiranga entre outras.

Por daiane