Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Outubro de 2019

O Alto Taquari - Esportes

Jornal da Semana
Esportes

Decisão começa domingo no Forquetense

, 10 de maio de 2019 às 10h00

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Arroio do Meio – 9ª Copa Sicredi/Girando Sol, promovido pela Liga Arroiomeense de Futebol Amador (Lafa), realizou no domingo, dia 5, os jogos da segunda rodada da volta da fase semifinal. A disputa ocorreu no campo do Esperança de Rui Barbosa com a definição do Esperança, pela categoria de titulares e o Cruzeiro, pela categoria de aspirantes, como finalistas do campeonato. A final será com o Forquetense pelos titulares e o Esperança na categoria de aspirantes. A primeira rodada será domingo, dia 12, em Forqueta.

Pela categoria de titulares, se enfrentaram o Esperança de Rui Barbosa e o Cruzeiro de Linha 32. Com ampla vantagem por ter vencido na rodada de ida em Linha 32 por 4 x 0, o Esperança jogou de “sangue doce”. Ainda no primeiro tempo abriu vantagem de 2 x 0 e viu o Cruzeiro ter a sua equipe reduzida a 10 atletas com a expulsão de Andrei Hilgert. No segundo tempo a partida se equilibrou com o Cruzeiro chegando ao empate em 2 x 2. Quando menos esperavam, o Esperança fez 3 x 2 e logo em seguida o Cruzeiro igualou outra vez o placar, quando já estava com nove jogadores em campo. O Esperança chegou ao gol da vitória nos minutos finais da partida. Os gols do Esperança foram marcados por Rafael Hammes, Mathias, Tadeu e Jacó. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Andrei Trasel, escolhido craque do jogo. A partida foi dirigida por Jeová Viana, que aplicou cartão amarelo para Mica (Esperança); Daia, Júlio e Miguel (Cruzeiro). Andrei Hilgert e Léo, ambos do Cruzeiro e João Pedro (Esperança) foram expulsos.

Pela categoria de aspirantes, a última vaga de finalista foi disputada pelo Rui Barbosa e o Cruzeiro de Linha 32. Neste confronto o Cruzeiro foi arrasador abrindo 3 x 0 no placar. O Rui Barbosa reagiu e conseguiu descontar o marcador que terminou com 3 x 1 para o Cruzeiro, que garantiu a vaga de finalista. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Alex Kaiserkamp, Juliano e Gustavo. Bruno fez o gol do Rui Barbosa. A partida, que teve como craque o goleiro Carlos, do Cruzeiro, foi dirigida por Luciano Postal, que aplicou cartão amarelo para Daniel, Matheus e Mathias (Rui Barbosa); Juliano e Bruno (Cruzeiro).

Multas e punições

Os atletas Andrei Hilgert e Léo Dietrich, ambos do Cruzeiro, foram punidos com expulsão por quatro jogos de pena para cada um mais multa de R$ 400 por jogador. O atleta João Pedro, do Esperança, foi penalizado com uma partida de suspensão. O Esperança foi citado em sumula e punido com a perda de 200 pontos na disciplina e multa de R$ 1 mil, pelo fato de um torcedor jogar cerveja para dentro do campo, atingindo o goleiro Móia, do Cruzeiro.

Esperança recorre

Diante da punição, a direção do Esperança, impetrou recurso contra a sentença, já que a perda dos pontos na disciplina representaria a mudança do local do primeiro jogo da final, já que a diferença na tabela de pontos perdidos na disciplina entre Esperança e Forquetense ficou em apenas 20 pontos à favor do Forquetense após a rodada de domingo. Oficializado o recurso a direção da Lafa marcou para a noite de quarta-feira, o julgamento do recurso por parte da Comissão Disciplinar da Lafa formada por dirigentes de clubes participantes do campeonato. Com direito de voto para o Sete, Rui Barbosa, Amigos e Forquetense, o recurso após análise teve votação secreta que terminou empatado com dois votos para cada lado. O caso foi decidido com o voto minerva do presidente da Lafa, que votou pela absolvição do Esperança, que com isto, consegue o direito de jogar a segunda partida da final em seu gramado.

Decisão começa domingo em Forqueta

A decisão do título de 2019 começa domingo, dia 12 de maio. A primeira rodada da final acontece no campo do Forquetense, iniciando às 13h30min para os aspirantes e às 15h30min para os titulares. Na categoria de aspirantes se enfrentam Cruzeiro de Linha 32 e o Esperança de Rui Barbosa e nos titulares jogam Forquetense x Esperança. Na final não existe vantagem para nenhuma das equipes. No caso de dois empates ou vitória pelo mesmo placar, a decisão vai para os pênaltis. Não haverá gol qualificado na decisão, apenas saldo de gols, caso uma equipe vença com mais gols em uma das partidas finais. Os mesmos critérios valem para as duas categorias.

No histórico de títulos na era da Lafa no futebol de Arroio do Meio, o Esperança aparece com duas primeiras colocações conquistadas nos anos de 1996 e 1997. O Forquetense por sua vez já foi campeão em seis oportunidades: 1978, 1980, 1993, 2008, 2012 e 2013.

Por daiane

Titulares do Esperança de Rui Barbosa superaram o Cruzeiro com vitória nas duas partidas