Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Apartes

Café no Museu

10 de maio de 2019 às 6h30

A vice-prefeita Eluise Hammes, a secretária de Educação, Mara Betina Forneck e a assessora de imprensa, Maica Gebing fizeram um roteiro de visitas para convidar a imprensa para um Café no Museu, na próxima quarta-feira, dia 15. Na mesa de apresentação estará a divulgação da própria Casa, hoje uma referência importante no Vale do Taquari, por apresentar um acervo em fotografias e objetos devidamente catalogados. Um dos diferenciais do museu, que está instalado no prédio que recebeu reformas no ano passado quando completou 100 anos, está no fato de “não ser apenas um depositário de objetos”, como definiu a professora Eluise, mas sim itinerante com exposições que saem do espaço e vão a outros locais, como escolas e também pelas atividades que ocorrem nos ambientes da casa. As oficinas de cerâmica e de música que ocorrem com regularidade são exemplo da interação que o espaço tem com a comunidade e com a preservação da cultura e da memória.

O Café do Museu será uma oportunidade para divulgar ações dos 85 anos de emancipação político-administrativa de Arroio do Meio, que ocorrem no transcorrer de 2019. Uma das atividades, já em andamento, é a atualização e reedição do livro Arroio do Meio entre Rios e Povos, editado pela Univates em 2011 que relata os principais eventos ocorridos, desde a chegada dos primeiros habitantes ao território, até os tempos atuais.

Caminhos de Arroio do Meio

Em andamento desde novembro do ano passado, o Caminho Autoguiado – uma iniciativa da Amturvales e Passeios na Colônia terá programação no próximo dia 19 de maio. A saída será na sede do União de Arroio Grande, quando serão percorridos 9,5 quilômetros. O trajeto a segue pela estrada secundária, em direção ao Morro Gaúcho, indo até a igreja São Felipe e São Tiago em Arroio Grande Central. Novamente pela estrada secundária vai até o Morro Leão e começa a fazer o retorno até o União, fazendo a rótula na igreja, indo pela Principal. Ao meio-dia haverá almoço por adesão, em Arroio Grande Superior, no salão da Comunidade São Jacó, que terá sua festa comunitária, próximo ao Posto de Saúde.

Dia das Mães

Estamos divulgando nesta edição um caderno que faz alusão ao Dia das Mães, onde entrevistamos mães que estão vivenciando a experiência pela primeira vez e o extraordinário é que todas falam que se trata de uma experiência e emoção únicas. Sim. Concordo plenamente. É um tempo de graça.

Ao mesmo tempo, como a maternidade pode e é, muitas vezes vivenciada de muitas formas e compartilhada. Leda Maris Poletto fala um pouco desta experiência de ter dedicado além da criação dos filhos biológicos, boa parte da sua vida na convivência com crianças e adolescentes na Amam.

Meu beijo e abraço à minha mãe Ilse, pela vida e ensinamentos e a todas que exercem a maternidade ( biológica ou não) cientes de que é um laço que dura a vida toda e passa por gerações. E, que a Mãe de todas as mães, Nossa Senhora nos proteja e ilumine.

Por daiane