Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Voluntários de seis municípios se unem em prol do Taquari

, 5 de abril de 2019 às 11h00

Está programada para amanhã, sábado, a 13ª edição da ação Viva o Taquari Vivo. A ação inicia a partir das 7h30min e encerra às 11h30min. Participam, os municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.

Em Arroio do Meio, a ação é coordenada pelo Rotary Club, com apoio da Administração Municipal. O ponto de concentração de voluntários será o balneário do Navegantes, onde às 11h, ocorre a apresentação da Orquestra Municipal de Arroio do Meio.

Além das margens do rio Taquari, também será recolhido lixo nas margens do arroio do Meio, entre os bairros Medianeira e Bela Vista, na altura da ponte e do arroio Grande, sob a ponte na ERS 130, próximo ao Dália Supermercado.

Toda a comunidade é convidada a participar e se engajar na ação, que visa a preservação do manancial. No ano passado, 61 voluntários participaram da coleta em Arroio do Meio, retirando do meio ambiente, 615 quilos de resíduos.

Os voluntários devem trajar roupa confortável, de preferência calça e manga longa, calçado fechado e luvas. O uso de boné ou chapéu, bem como e protetor solar, também é recomendado.

Em caso de chuva, a programação será transferida.

A origem: A ação foi criada, originalmente, pela Acil para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. Ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.

Na última edição, em 2018, a iniciativa teve a participação de quase 900 voluntários. No total das 12 edições, foram retirados do rio quase 40 toneladas de lixo.

Por daiane