Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Abril de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Especial

Feiras de peixe movimentam Semana Santa

, 12 de abril de 2019 às 8h19

Quem não tem açude ou lagoa, ou não tem tempo e paciência para pescar nos rios, arroios e lagos, mas gosta de peixe fresco, poderá recorrer às feiras de peixe vivo que ocorrem durante a Semana Santa.

Em Arroio do Meio a tradicional Feira de Peixe da Semana Santa chega, neste ano, à sua 25ª edição. Promovida numa parceria entre a Emater/Ascar, o município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e os piscicultores Délcio Bruxel e Milton Dullius, de Arroio Grande, o evento será realizado nos dias 17 e 18 de abril, quarta e quinta-feira que antecedem a Páscoa, na antiga quadra de esportes da CNEC, nos fundos da Secretaria Municipal de Educação.

Serão comercializados peixes das espécies capim, húngara, cabeça grande e prateada. Os organizadores pedem que as pessoas levem sacolas ou vasilhas para o transporte. Neste ano, na quinta-feira, também haverá Feira do Produtor, a partir das 7h. O secretário de Agricultura, Eloir Lohmann, destaca a qualidade dos peixes produzidos no município, vindos de uma criação semi-intensiva, à base de pasto e suplementos, como farelo de trigo e arroz, e água limpa, garantido qualidade, consistência e sabor.

Vale destacar que, no município, as feiras de peixe vivo são realizadas em todos os meses do ano, onde os consumidores podem adquirir peixes direto do piscicultor. Isto porque a piscicultura está organizada de tal modo que já existe um cronograma de feiras.

Em Capitão, a única feira aberta ao público ocorre na propriedade de Valdir Rohr em Picada Centro, no sábado, dia 13. Serão ofertados em torno de 800 kg de peixes.

Em Travesseiro, a feira ocorre também no sábado, dia 13, na propriedade de Vilson Kuhn, situada próxima ao Posto Travesseiro. Serão ofertados em torno de 750 kg.

Em Pouso Novo, a feira ocorre durante a programação do 3º Encontro da Família rural na Praça, nos dias 17 e 18, quarta e quinta-feira.

E em Marques de Souza, as feiras ocorrem em quatro propriedades durante a Semana Santa, e vão ofertar quatro toneladas de peixe. Os locais são, em Picada Flor, na Propriedade de Valdecir Künzel, na Barrinha, em Bela Vista do Fão, na propriedade de Jeruzi Brunetto e, em Linha Bastos nas propriedades Breno Closs e Waldemar Mertz. O último terá apenas atendimento na quinta-feira dia 18. Ao longo do ano, a Emater/Ascar vai elaborar um cronograma para que ocorram feiras durante o ano.

Em algumas das propriedades citadas, haverá outras espécies de peixes além de carpas, como jundiá, tilápia e traíras, além de filés, mas em quantidade reduzida. Pede-se aos consumidores que levem sacolas e vasilhames.

Por daiane